TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povo hebreus

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Matemática na educação infantil
O lúdico como facilitador da aprendizagem

 Desafios e perspectivas do professor para trabalhar a matemática de forma lúdica na Educação Infantil

PROBLEMA

De que forma o lúdico pode ser um instrumento facilitador no processo ensino aprendizagem da matemática na educação infantil?

Justificativa

O lúdico apresenta-se como um aliado poderoso no ensino da matemática, este recurso utilizado de maneira significativa, pode possibilitar uma melhor compreensão e aprendizado para as crianças. O ensino de Matemática utilizando como meios de jogos e brincadeiras pode ser uma estratégia didática para formar um ambiente satisfatório servindo de estímulo para uma aprendizagem mais dinâmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar e utilizar formas de atuação através de atividades que utilize o lúdico como recurso pedagógico no ensino da Matemática na Educação infantil.
Avaliar a contribuição do lúdico para uma aprendizagem significativa da matemática na educação infantil.
Compreender a importância do uso da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil no ensino da Matemática.

A Matemática está presente em diversas áreas com na arte, na música, em historia, nas brincadeiras e jogos infantis, pode ser trabalhado de maneira bem ampla através de projeto.

'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossíveis uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.

No entanto, trabalhar os conceitos matemáticos na educação infantil através do lúdico requer um despojar-se, um fazer a mais, através de metodologias que favoreçam a uma aprendizagem significativa e prazerosa para as crianças, esse passa a ser um dois maiores desafios encontrados por pelo professor, que precisa dar conta da sua formação contínua e da sala de aula, tendo que vista que nesse segmento não basta somente educar, precisa saber cuidar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com