TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo preconceito no brasil

Por:   •  26/9/2015  •  Dissertação  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 2

O livro aborda um complexo tema, que vem enraizado a historia do Brasil desde seus mais remotos tempos. Nesse livro a autora nos convida a viajar através do primeiro capitulo na historia dos conceitos raciais existente. Por meio de citações de grandes nomes, e pequenos trechos de suas obras ela passeia pela construção da descriminação de forma cronológica. Desde as primeiras impressões que o povo europeu teve com os indígenas aqui encontrados, ate os muitos ensaios e livros publicados a respeito da miscigenação.

Ressaltando o termo usado para descrever o pais como o grande laboratório racial, e a idéia de que um pais com tantas misturas estava fadado ao fracasso.

A raça negra, representada predominantemente pelos africanos, era tida como uma raça fraca,submissa, já que seus representantes eram dominados pelos brancos. A raça indígena, denominada amarela, era vista como depravados, selvagens pelos seu comportamento.  E foi a partir dessa classificação que começou a jornada incansável e esperançosa, fé de um pais mais branco.

Essa esperança fez com que medidas políticas fossem tomadas, uma delas é a abolição da escravidão mencionada no livro, o objetivo de tal lei ao contrario do que se imagina, não era apenas libertar os escravos. Mas sim tira los da sociedade, fazendo com que a população predominante permanecesse branca.

Mais tarde a autora relata as políticas adotadas em 1930 para aparentar um pais mais tolerante, com a intervenção da UNESCO, os políticos partem para uma postura social e abrangente, onde as diferenças são vistas como qualidades e pontuadas como marcas da cultura de um povo misto.

O livro ainda aborda temas como a distribuição desigual das raças em diferentes áreas: distribuição regional, distribuição de renda, de oportunidades de emprego, de oportunidades acadêmicas.... isso aumenta a distancia entre os grupos e aumenta a descriminação e o preconceito já existente.

Outro ponto importante é o fato do embranquecimento físico e moral da população brasileira,com o estudo dos censos elaborados periodicamente no Brasil, detectaram se 136 conceitos diferentes para a classificação da população.

Esse fato histórico demonstra que ser branco passou a ser uma aquisição social muito valorizada pela sociedade nos dias atuais, ate mesmo na área judicial como mostra o livro exemplificando a situação de alguns réus que sempre que possível declaram se mais brancos do que realmente são para receber penas mais amenas, ou receber complacência da corte.

Para finalizar, o livro aborda a situação atual da sociedade e a relação de discriminação e preconceito. A autora insiste que estamos muito longe de conseguir disseminar o racismo no Brasil, já que há uma grande dificuldade ate mesmo em se classificar a raça da população. E o rascimos continua oculto, sem punições eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com