TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pregação Igreja de Éfeso Ap 2:1-7

Por:   •  26/6/2023  •  Abstract  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 21

1Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:


2Conheço (O que?)  A) as tuas obras,

                                                      (qualificando as obras) tanto o teu labor como a tua perseverança,

 e

                                      B) que não podes suportar homens maus,

e

                                      C) que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;


3e

                                      D) tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.


4Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.


5Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras;

e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.


6Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.


7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:

    Ao vencedor,

                                  dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Comentário Verso por verso

Sobre o contexto literário geral das 7 Igrejas:

 Barnes, pastor presbiteriano dos eua século 19:

(1) Todos eles começam com uma referência a alguns dos atributos do Salvador, em geral algum atributo que foi observado no primeiro capítulo; e embora todos estejam adaptados para causar uma impressão profunda na mente, talvez cada um tenha sido selecionado de maneira a ter uma propriedade especial em referência a cada igreja em particular. Assim, no discurso à igreja em Éfeso Apocalipse 2:1 , a alusão é ao fato de que aquele que fala com eles “tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete castiçais de ouro”; na epístola à igreja em Esmirna Apocalipse 2:8 , é ele quem “é o primeiro e o último, que estava morto e está vivo”; na epístola à igreja em Pérgamo Apocalipse 2:12, é ele “o que tem a espada afiada de dois gumes”; na epístola à igreja em Tiatira Apocalipse 2:18 , é “o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés como latão reluzente”; na epístola à igreja em Sardes Apocalipse 3:1 , é ele quem “tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas”; na epístola à igreja em Filadélfia Apocalipse 3:7 , é “aquele que é santo, aquele que é verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre”; na epístola à igreja em Laodicéia Apocalipse 3:14 , é ele quem é o “Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”..

2) Essas introduções são seguidas pela fórmula: “Conheço as tuas obras”. As características especiais, então, de cada igreja são referidas, com um sentimento de aprovação ou desaprovação expresso em relação à sua conduta. De duas das igrejas, a de Esmirna, Apocalipse 2:9 e a de Filadélfia, Apocalipse 3:10 , ele expressa toda a sua aprovação; às igrejas de Sardes , Apocalipse 3:3 e Laodicéia, Apocalipse 3:15-18 , ele administra uma repreensão decidida; às igrejas de Éfeso Apocalipse 2:3-6 , Pérgamo Apocalipse 2:13-16 e Tiatira Apocalipse 3:19-20, ele mistura elogios e repreensões, pois viu muito o que elogiar, mas, ao mesmo tempo, não pouco que era repreensível. Em todos os casos, porém, a aprovação precede a censura; mostrando que ele estava mais disposto a encontrar o que era bom do que o que era mau.”

(FAZER UMA TABELA COM AS INFOS ACIMA)

(4) Há uma admoestação solene para ouvir o que o Espírito tem a dizer às igrejas. Isso é expresso em cada caso da mesma maneira: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” Apocalipse 2:7 , Apocalipse 2:11 , Apocalipse 2:17 , Apocalipse 2:29 ; Apocalipse 3:6 , Apocalipse 3:13 , Apocalipse 3:22. Essas admoestações destinavam-se a chamar a atenção das igrejas para essas coisas e, ao mesmo tempo, pareciam destinadas a mostrar que não se destinavam apenas a elas. Eles são dirigidos a qualquer um que “tem ouvidos” e, portanto, tem alguns princípios de aplicação geral a outros, e aos quais todos devem atender que estejam dispostos a aprender a vontade do Redentor. O que fosse dirigido a uma igreja, em qualquer época, seria igualmente aplicável a todas as igrejas nas mesmas circunstâncias; o que foi adaptado para repreender, elevar ou confortar os cristãos em qualquer época ou país, seria adaptado para ser útil aos cristãos de todas as épocas e países.

(5) Há, então, seguindo ou precedendo esse chamado a todas as igrejas para ouvir, alguma promessa ou garantia destinada a encorajar a igreja e incentivá-la a cumprir o dever ou a suportar provações. Isso se encontra em cada uma das epístolas, embora nem sempre na mesma posição relativa.

V.1Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:

V.1Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (987.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com