TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas

Monografias: Problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

PROBLEMAS EDUCAÇÃO SÃO CRISTÓVÃO

O município de São Cristóvão, distante 23 km de Aracaju pela rodovia João Bebe Água e 27 km pela BR-101, possui 40 escolas de ensino fundamental, além de três creches mantidas pela prefeitura da cidade. Porém a maioria das unidades de ensino não passa por uma reforma há cerca de 30 anos, além disso algumas escolas tem problemas na distribuição de merenda, no transporte dos estudantes e até de falta de água.

No final do ano passado a secretaria de Educação realizou uma licitação no valor de R$ 839 mil para a reforma de sete unidades escolares, porém em pelo menos uma das escolas o contrato está paralisado por um problema no pagamento pela prefeitura.

São elas: Antônio Carlos Franco, no Cardoso; São Cristóvão, no Centro; João Francisco de Andrade, no loteamento Lauro Rocha; Francisco de Araújo Macedo, no Candial; pré-escola Tia Marinete, no Centro; creche Maria de Lourdes, no Rosa Elze e Aracelis Rodrigues que está com a reforma concluída. O problema é que em algumas escolas as aulas ficaram prejudicadas por conta dessa reforma.

Na escola São Cristóvão, por exemplo, os cerca de mil alunos estão tendo que estudar em salas improvisas na sede da própria Secretaria de Educação do município. Já na escola Antônio Carlos Franco, no povoado Cardoso, as crianças tiveram que esperar até o início da semana passada para terem aulas, já que o prédio, em reforma, não oferecia condições de abrigo para os alunos.

Outro problema que aflige as crianças e adolescentes do município e deixa em alerta os pais é o crescente aumento do tráfico de drogas. De acordo com o juiz Manoel da Costa Neto, da comarca de São Cristóvão, os processos relacionados à educação que chegam à vara cível são sobre a deterioração das escolas, mas para o magistrado, o principal problema é com relação a evasão escolar ocasionada pelo contato com o mundo das drogas.

“Na verdade eu vejo a desatenção dos pais em relação à frequência dos alunos nas aulas. Nas portas das escolas a gente percebe que muitos menores ficam fora das salas de aula. Quando os pais deixam os filhos para estudar na porta do colégio, eles simplesmente não entram. Os traficantes se aproveitam dessas crianças que deixam o estudo de lado e usam menores de 9 a 13 anos para servirem o tráfico de drogas”, comenta.

De acordo com o promotor da educação em São Cristóvão, Fábio Pinheiro, o problema da droga é sério e deve ser acompanhado de perto.

“A gente percebe que vários problemas dos jovens estão ligados à droga. Temos visto que a rede pública de saúde não é eficaz no combate a esse mal social. No período de desintoxicação, o viciado precisa de um atendimento emergencial e não é isso o que acontece. Aqui na promotoria nós fazemos cerca de duas a três ações civis públicas para internação por semana. A maioria dos casos é de menores de idade”, revela o promotor, dizendo ainda que estimativas avaliam que apenas 30% dos casos que acontecem chegam ao Ministério Público.

O município tem a obrigação constitucional de atender a pré-escola, e os ensinos primário e fundamental. Nos relatos de autoridades e pessoas da cidade, a reportagem do Portal Infonet também percebe uma precariedade na distribuição da merenda escolar e do transporte público.

Segundo o promotor Fábio Pinheiro a questão é que o município tem que gastar quase todo o valor recebido com o pagamento de professores.

“Falta merenda e o transporte para os alunos é insuficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com