TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Tecendo Renda, Cultivando Esperança

Ensaios: Projeto Tecendo Renda, Cultivando Esperança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

A Associação Yle Axé Yepanda Ode está executando um projeto voltado para a qualificação e geração de renda dos associados e demais membros da comunidade rural de Santo Antonio de Jesus. O projeto nasceu a partir dos trabalhos artesanais confeccionados pelos “Filhos de Santo” do Terreiro Ilê Axé Yepanda Ode, são vestis utilizados nos rituais do Candomblé, como também aqueles utilizados no dia-a-dia pelos membros da associação, dentre eles: saias, calça, cafetãs, roupas de ração.

Por meio de um convênio com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE a associação adquiriu maquinas de costura, materiais e contratou profissionais para qualificar os membros da associação. Recentemente organizou a I Feira Territorial da Economia Solidaria no Recôncavo da Bahia, convergindo para o município de Santo Antonio de Jesus mais de 16 empreendimentos solidários instalados no Recôncavo da Bahia e de outros territórios de identidade, além disso, constituiu parcerias: INCUBA da UFRB, uma instituição de apoio e assessoria aos empreendimentos solidários, o Instituto Marista, a Universidade Federal do Recôncavo – UFRB e Prefeitura de Santo Antonio de Jesus. Esses fatos contribuíram para o fortalecimento da associação, causou mais interesse pelos assuntos relacionados à gestão social, associativismo e a própria Economia Solidaria foco dos projetos da Associação Ilê Axé Yepanda Ode, além de estimular a participação de outros conglomerados formados por Artesãos localizados na Zona Rural do município de Santo Antonio de Jesus.

Hoje, associação não disponibiliza de espaço suficiente para abrigar os novos adesistas aos projetos em curso, como também não dispõe de veiculo adequado para transporte daqueles que não possuem condução própria e nessa localidade a distancia média entre as residências supera 3 km.

Por tanto, o projeto ora proposto pretende abolir os principais impedimentos que dificultam a participação dos moradores das comunidades: Baixa do Morro, Alto do Morro e Sapucaia, sendo a falta de transporte e a alocação das pessoas no atual espaço utilizado pela associação. Para tanto, esse projeto almeja construir um atelier com área de 120m2 para instalar 18 máquinas de costura e mobiliários, e dessa forma acolher melhor a população interessada em integrar o empreendimento solidário da Associação do Yle Axé Yepanda, como também adquirir um veiculo para transportar os participantes que moram a uma raio acima de 3km de distancia da associação.

Além disso, o projeto aspira apoiar outros grupos de artesãos, entre eles os produtores de artesanato com casca de coco, dentre eles: vasilhas, colheres, colares, argolas, anéis, pulseiras. Outro grupo que o projeto pretende apoia são as bordadeiras que carregam por gerações os saberes de cada ponto nos tecidos e rendas. Para ambos os grupos a associação disponibilizará por meio deste projeto assessoria técnico e qualificação.

Assim, o “Projeto Rendeira da Terra” justifica-se inicialmente por apresentar uma alternativa para gerar renda para os moradores das comunidades Baixa do Morro, Alto do Morro e Sapucaia, localizada em uma área rural desprovida de transporte publico, onde as políticas públicas ressoam muito longe. Outro aspecto relevante refere-se ao publico prioritário: as mulheres. Nessas comunidades a presença da mulher tornou-se maioria, são elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com