TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cultivando Leitores

Trabalho Universitário: Projeto Cultivando Leitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

1.PROJETO DE LEITURA: CULTIVANDO LEITORES

2. APRESENTAÇÃO

O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda de todos nós. E qual é uma das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da leitura.

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças seja interessante e desperte a curiosidade deles.

As disposições favoráveis à leitura manifestam-se na adesão de práticas sociais próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo da leitura.

Partindo desse pressuposto a Gestão, Coordenadores e professores das séries iniciais da Escola Estadual Veiga Cabral, percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os alunos, o incentivo à expressão oral, à comunicação e interação com o meio, apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho sistemático com o ato de ler trabalhando ao mesmo tempo, temas voltados à formação cidadã. Objetivando que os alunos aprendam a ter um bom comportamento e um bom convívio em sociedade, por meio de fantásticas histórias com ensinamentos valiosos e também desenvolvam boas maneiras de forma prática e simples, percebendo em cada livro a importância das boas atitudes.

3. Identificação da Instituição

A Escola Veiga Cabral pertence à Rede Estadual e sempre esteve aberta em receber reeducandos e atualmente conta com um prestador de serviços comunitários Emiraldo da Silva Ernesto pelo período de um ano e dez meses (desde o dia 07 de abril de 2014). A escola atende 302 alunos no Ensino Fundamental de 1ª ao 5ª ano e 149 alunos na EJA III (Ensino Médio) e está situada no Município de Senador Guiomard, à Rua 03 de Maio dos Edis S/N, Bairro Centro. Telefone (68) 3232 2808, Email: escolaveigacabral@hotmail.com – CNPJ: 01.197.447/0001-65.

A Equipe de Gestão é composta por:

Gestora: Francisca Márcia da Silva Holanda – RG: 194.867 CPF: 308.492.922-04

Coordenador Administrativo: Nilson Souza – RG: 289.719 – CPF: 603.423.312-72

Coordenadora de Ensino: Eulizangela Maria Flores de Araújo – RG: 029.3554 - CPF: 606.511.132-53

4. Justificativa

Atitudes como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em que a escrita circula. Mas, constatamos que para muitos de nossos alunos, é, sobretudo na escola que o gosto pode e deve ser incentivado. Tendo em vista que muitos, advêm de famílias extremamente carentes, sem grau de instrução e o único contato que tem com as variedades de literatura é na escola. Portanto, através desse Projeto, objetivamos possibilitar à criança a oportunidade de se divertir e, ao mesmo tempo, aprender sobre a importância de determinados valores da vida, tais como: respeito, concentração, paciência, amizade, fraternidade e boas maneiras. Ensinar também sobre os efeitos negativos que atitudes, como egoísmo, falso interesse e ambição desmedida podem causar. Através da leitura e a consequente assimilação do conteúdo das narrativas fazer com que a criança aprenda a agir em sociedade exercendo liberdade, sendo responsável e capaz de estabelecer um convívio adequado e agradável com todos os que a rodeiam, apresentando o resultado dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar em um Palco Cultural a ser construído na Escola.

Percebe-se que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que concorremos com os meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução, portanto a necessidade da construção do espaço cultural é fundamental para o sucesso do projeto, tendo em vista que será um grande incentivo na realização e execução das atividades. Portanto, lançar mão desses recursos será uma ferramenta aliada à construção do ato de ler e se expressar.

5. Público Beneficiado

Neste projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do conhecimento escolar: professores, alunos, pais, funcionários e equipe pedagógica, pois só com esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.

6. Equipe Responsável Pelo Projeto

PERÍODO ATIVIDADE RESPONSÁVEL MOMENTO

1 DIARIAMENTE LEITURA DELEITE PROFESSORA REGENTE INÍCIO DA AULA

2 DIARIAMENTE INTERVENÇÃO NA LEITURA PROFESSORA EVENTUAL APÓS O RECREIO

3 DIAS ALTERNADOS EMPRÉSTIMO DE LIVROS COORDENAÇÃO E PROFª EVENTUAL DURANTE A AULA

4 QUINZENAL/SEXTAS- FEIRAS CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PROFESSORAS/ COORDENAÇÃO APÓS RECREIO

5 QUINZENAL HISTÓRIA AUDIVISUAL/ ESCRITA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA INÍCIO DA AULA

6 ABRIL APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PAIS PROFESSORAS/COORDENAÇÃO REUNIÃO DE PAIS

7 MAIO/ DIARIAMENTE HISTÓRIA NOVELA PROFESSORA REGENTE TÉRMINO DA AULA

8 JUNHO/ SEMANAL VISITA A BIBLIOTECA PROFESSORA REGENTE/ COORDENAÇÃO/ BIBLIOTECÁRIA INÍCIO DA AULA

9 JULHO/ DIARIAMENTE LEITURA COLETIVA PROFESSORA REGENTE/ALUNOS INÍCIO DA AULA

10 AGOSTO A NOVEMBRO MALAVIAJANTE/RECITAIS/DRAMATIZAÇÕES/ COREOGRAFIAS PROFESSORA/ PAIS/ALUNOS DURANTE A AULA E EVENTOS

11 DEZEMBRO CULMINÂNCIA PROFESSORAS/ COORDENAÇÃO/ALUNOS/ PAIS REUNIÃO DE PAIS

7. OBJETIVO GERAL

• Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita através de temas voltados à cidadania e valores sociais e envolver toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.

• Disponibilizar a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do gosto e do hábito de ler desenvolvendo a oralidade;

• Apropriar do ato de ler para construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com