TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA:CULTIVANDO LEITORES

Ensaios: PROJETO DE LEITURA:CULTIVANDO LEITORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO: LER, ESCREVER E APRENDER

INTRODUÇÃO

Sabedores que alguns de nossos alunos possuem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e em conseqüência os mesmos apresentam na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, fez-se necessária à realização de um projeto que desperte o gosto e o hábito da leitura e da escrita, coma a condição indispensável ao desenvolvimento social da EEF Filomena Uchoa Viana para os alunos do 6º ano no turno tarde na cidade de Boa Viagem-Ce no ano de 2014.

Objetivando a melhoria na qualidade do ensino na perspectiva da leitura e da escrita pretendemos desenvolver uma proposta de trabalho voltada com intuito de buscar no educando o prazer de ler, escrever e realmente aprender.

Desse modo, o que se quer, é fazer com que, o interesse pela leitura possa se tornar hábito na comunidade escolar, a partir das trocas de experiências entre os envolvidos nesse processo.

Sendo assim: Ler e escrever não é um aprendizado natural e espontâneo. É um aprendizado construído nas relações sociais do mesmo modo que a fala. AMARAL, 1998

Nessa perspectiva, é preciso ver a leitura como prática social, uma atividade constante que pressupõe trabalhar com a diversidade.

No entanto, o projeto Ler, Escrever e Aprender vem com um fim de inserir no alunado, o prazer da leitura e da escrita, fazendo-os sentirem-se estimulados a realizarem tais atividades, envolvendo-os em um processo de desenvolvimento da leitura/fala e escrita, para construir e ou reconstruir conhecimentos.

2. OBJETIVOS GERAIS

Incentivar a leitura e a escrita de forma que estas deixem de ser uma atividade maçante para alunos com dificuldades de aprendizagem. Desenvolver uma proposta diferenciada de trabalho, proporcionando aos alunos através da leitura e escrita melhores desempenho e participação na escola e na sociedade. Possibilitar que a escrita exerça as duas funções distintas: função social (a escrita como memória), comunicação à distância, comunicação com um grande número de pessoas e identificação de um objeto ou uma produção, e a função expressiva, sendo a escrita a demonstração de expressões de sentimentos, emoções e visão de mundo.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras.

• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

• Aplicar atividades que melhor desenvolvem a capacidade de leitura, escrita e interpretação de texto dos alunos;

• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da Classe;

• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros), manuseando-os e reparando na beleza das imagens.

3. PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este projeto de leitura e escrita será realizado com alunos do ensino fundamental (6º ano) da EEF Filomena Uchoa Viana e surgiu da necessidade de criar o hábito da leitura nos alunos, devido a constatar que muitos alunos não têm o hábito de ler, somente lêem o necessário. Cabe a escola criar situações e oferecer condições favoráveis para a leitura ser valorizada e conseqüentemente praticada.

Diante das dificuldades de leitura e interpretação apresentadas pelos alunos se faz necessária a aplicação do projeto “Ler, Escrever e Aprender” que visa incentivar a leitura dos mais diferentes gêneros textuais por esses alunos. Visando não somente a prática da leitura, mas também a construção do senso crítico dos alunos, para que eles mesmos entendam que a leitura deve ser uma prática habitual e não feita somente na escola juntamente com a escrita que é indispensável para um bom aprendizado do aluno. Acredito que a leitura e a escrita pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive. Nosso objetivo principal com o projeto foi estimular o prazer e o gosto pela leitura, considerando a interdisciplinaridade, trabalhando com gêneros literários diversos, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, possibilitando aos alunos a aquisição de competências leitoras, ao mesmo tempo em que estes iam desenvolvendo a leitura e a escrita a partir de atividades que propiciavam ao desenvolvimento de habilidades de identificação e reconhecimento de letras, sílabas, relação entre unidades sonoras, leitura de palavras, frases, localização de palavras, informações e a função dos textos estudados.

Consciente de que a escola tem um papel importantíssimo na formação de cidadão para atuar da melhor forma possível na sociedade e tendo constatado da necessidade de abordar mais a fundo o tema leitura e escrita, nasceu o Projeto “Ler, Escrever e Aprender”, para uma melhor forma possível oferecer um ensino de qualidade.

4. LER, ESCREVER E APRENDER

A escola é o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegia-se a leitura, pois de maneira mais abrangente, ela estimula o exercício da mente. A percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamização do estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente (AZEVEDO, 2011).

A leitura como objeto de estudo nunca foi tão discutida como está sendo nos últimos anos. Freire (2006, p. 22) define:

Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.

Diante dessa afirmação, compreende-se o verdadeiro significado de leitura e percebe-se que ler não é meramente decifrar os códigos lingüísticos, mas também compreendê-los de forma com que os mesmos formem um significante. O ato de ler é bem mais que a definição da palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com