TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos da Inflação, do Imposto de Renda e Depreciação sobre o projeto

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.114 Palavras (21 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA - BRIGADEIRO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

SÃO PAULO-SP

2014

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Professor Everton Roberto Leal

Professora Tutora

SÃO PAULO-SP

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         3

2 CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO        3

2.1 – Conceito         3

2.2 – Tipos de Investimento        4

2.3 – Tipo de Negócio        4

3 CAPÍTULO 2 – FLUXO DE CAIXA        6

4 CAPÍTULO 3 – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        12

5 CAPÍTULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        16

6 CAPÍTULO 5 – O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO        17

6.1 – Efeitos da Inflação, do Imposto de Renda e Depreciação sobre o projeto         18

7 CONCLUSÃO        20

8 REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS        21

  1. INTRODUÇÃO

O estudo apresentado nesse trabalho visa estabelecer uma linha de raciocínio e uma definição clara e objetiva sobre o conceito de Análise de Investimentos, disciplina fundamental para pessoas jurídicas ou indivíduos que buscam agregar um estudo amplo à sua visão de negócio.

A Análise de Investimento é uma ferramenta que auxilia as organizações e investidores em suas tomadas de decisão, contribuindo efetivamente com a interpretação do mercado a ser explorado, seus retornos financeiros e principalmente prevenindo aos riscos ou prováveis prejuízos no investimento.

Investimento é um conceito da economia que significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente em busca de alcançar recursos ainda maiores no futuro, O capítulo a seguir evidencia com maior abrangência esse conceito.

  1. CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO

        2.1 - Conceito

Como já definimos, investimento é a ação de privar um valor presente, utilizando-o em um projeto que proporcione um valor futuro ainda maior, podemos considerar diferentes situações como forma de investimentos:

  • Comprar uma casa;
  • Comprar um carro;
  • Fazer uma aplicação financeira;
  • Comprar dólares;
  • Abrir uma empresa;
  • Cursar uma faculdade.

Enfim, existem diversos exemplos que podem ser considerados investimento, de maneira geral, todos os investimentos são ações ou atos de renunciar um recurso real na perspectiva de ampliar seu recurso no futuro.

2.2 – Tipos de Investimentos

Os investimento podem ser de diversos tipos onde se enquadram em 3 distintas categorias:

  1. Investimentos públicos: financiados pelo governo ou entidades públicas para gerar bem-estar-social. Em geral não tem finalidade monetária, mas sim social. (Hospitais, Escolas, e etc.)
  2. Investimentos privados: financiados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, estes sim com finalidade de retorno monetário aos investidores, são os maiores geradores de empregos e tributos (Fábricas, Shopping, Prestadores de serviços, Comércio e etc.)
  3. Investimentos mistos: financiamento dividido em parte público e privado é uma empresa de capital misto e tem por finalidade tanto gerar bem-estar-social quanto retorno monetário. (Banco do Brasil, Petrobrás e etc.)

 2.3 – Tipo de Negócio

Ao pensarmos em investir em um novo negócio é sempre um desafio. Pois não sabemos se a decisão pela atividade na qual iremos atuar está correta.  Vários fatores influenciam na economia e, consequentemente, no hábito de consumo da população, é preciso atentar a viabilidade do projeto, se poderemos mantê-la e se o setor na qual trabalharemos caminha de forma positiva ou não.

Para podermos colocar as técnicas de Análise de Investimentos na prática e avaliarmos as possibilidades positivas de investimento e as oportunidades de negócios, definimos um “Cybercafé” como nosso serviço a ser comercializado.

Os dados apresentados abaixo foram retirados do site da Sebrae (entidade do 3º setor que promove a capacitação, desenvolvimento e apoio a pequenos negócios).

O que é um cybercafé?

É uma nova proposta que mescla serviços e entretenimento num ambiente sofisticado, agradável e confortável, equipado com computadores, conexão com a Internet. É um local onde o internauta em trânsito pode fazer uso dos recursos da Internet, temporariamente se conectando com o resto do mundo, para encaminhar e receber e-mails, navegar na web, bater um papo nas salas de chat, pesquisar, imprimir seus trabalhos, fazer uso dos computadores com vários softwares instalados, enfim uma gama de possibilidades para facilitar a sua vida e ao mesmo tempo saborear um delicioso cafezinho. Tudo que o cliente quer concentrado num espaço altamente profissional. 

Mercado

A maturidade da Internet no Brasil está decretada pelos especialistas. Cada vez mais internautas brasileiros acessam a WEB e mais de cinco mil pessoas já lançaram seus sites, os números da Internet não param de subir, portanto, um mercado em expansão.

Investimento Inicial

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, sendo que o valor do investimento pode girar em torno de R$ 70 Mil.

Equipamentos

Para montar um cybercafé é necessário dois tipos de equipamentos distintos, os equipamentos de informática e os equipamentos para a instalação da cafeteria. Sendo que equipamentos e serviços opcionais farão o diferencial no mercado, para tal o cybercafé poderá ter Tv's, vídeos, ar condicionado, livraria, papelaria entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (561.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com