TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DISCIPULADO

Casos: QUESTÕES DISCIPULADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  19.778 Visualizações

Página 1 de 15

Auto-atividade do cap.01

1 – Explique por que Deus orienta seu povo a “contar” suas atividades na história?

Resposta:

▪ Primeiro, para que a nossa geração confie em Deus e mantenha a memória viva do projeto divino na História.

▪ Segundo para que a futura geração não repita os erros de infidelidade do passado. Para isso, os filhos precisam ouvir dos pais os ensinos sadios que lhes contaram.

2 – O que uma igreja local “perde” quando o conteúdo da palavra e da história da salvação não é adequadamente compartilhado?

Resposta:

Ele perde a principal lição que é aprender com a história as proezas de Deus, que é o principal legado espiritual, a fé num único Deus vivo e verdadeiro presente na História, Nesta perspectiva, todo cristão precisa ter uma visão da História, tendo seu olhar no passado, para aprender a vivenciar o futuro.

Deus nos orienta, sobre contar a história para as futuras Gerações, no sentido de:

Primeiro: Para que a nossa geração confie em Deus e mantenha a memória viva do projeto divino na história.

Segundo: Para que a futura geração não repita os erros de infidelidade do passado. Para isso os filhos precisam ouvir dos pais os ensinos sadios que lhes contaram.

3 – O que cada geração necessita ter para transmitir com relevância à geração seguinte a palavra e os “feitos do senhor”

Resposta:

Assim como o Salmista Davi, nos temos que treinar a Geração futura, de tal maneira que venhamos a manter seus corações firmes em Deus, para não se esquecerem das suas obras. É uma boa prática levar o Jovem a guardar em sua memória as palavras da escrituras, visto que, no futuro, eles poderão recordá-las muitas vezes, em momento de tentação e tristeza. Os ensinos e feitos do Senhor devem ser expressos normalmente explicando o que aconteceu no passado, para que ele se torne uma lição para o presente e o futuro.

4 - O que você tem recebido em sua jornada espiritual é um conteúdo relevante para ser transmitido para a próxima geração? Por quê?

Resposta:

Sim, pois o que tenho recebido é que devemos ser imitadores de Cristo, e transmitir essa verdade aos novos discípulos, com persistência ensinado-os, como um pai ensina seus filhos, tanto formal como informal. Assumindo a responsabilidade que estou contribuindo para a formação do caráter deste futuro líder. Tenho procurado Ser gentil, ser alguém quebrantado e pronto para ouvir.

5- A forma como você tem comunicado a palavra e os feitos do Senhor tem sido eficaz? Como você poderia melhorar nesta área? E pensando em seu contexto familiar, o que você sente que tem negligenciado quanto a compartilhar a palavra e os feitos do Senhor?

Resposta:

Ás vezes sim, e as vezes não. Procurando seguir sempre os métodos de discipular de Jesus. A exigência de Deus em que se seguisse o seu modelo e não outro qualquer era tão evidente que levantou e capacitou pessoas para este fim. Compartilhar com mais persistência o que Deus fez no passado e pode ainda fazer por mim, pelos outros, para igreja, e pela minha família. Creio que minha maior negligência e a oração e jejum com intercessão profunda. Plantar no coração dos nossos filhos de que quando a família ora, unida, Deus move os céus em nosso favor. Tomar a causa um do outro.

Auto-atividade do cap. 02

1- Que dúvidas lhe surgem quanto ao discipulado de Jesus?

Resposta:

Na verdade não tenho dúvidas, mas tenho uma opinião formada Está na hora de a Igreja de Jesus abandonar a concepção de que discipulado é um ministério da igreja que se preocupa com novos convertidos. Discipulado também não é apenas um encontro semanal para estudar a Bíblia, cantar e passar alguns momentos de comunhão e oração. Discipulado vai, além disso.

Seria bom se pudéssemos perguntar: “O que será que Jesus tinha em mente? O discipulado que Ele praticou produziu personalidades expressivas. À maneira de Jesus discipular deu origem a homens e mulheres que impactaram a sociedade em que viviam”.

O discipulado praticado por Jesus forjou homens e mulheres que mudaram a história de suas próprias vidas assim como a história de sua região. Alguns chegaram a influenciar as personalidades das grandes potências da época.

O discipulado de Jesus produziu líderes, que por sua vez geraram outros líderes. Precisamos avaliar e reavaliar nossos conceitos sobre discipulado

2- Por que as igrejas contemporâneas têm tanta dificuldades de seguir o modelo de discipulado deixado por Jesus?

a. ( ) Pastores e líderes que não são discipulados, por isto não têm referencial.

b. ( ) Falta de visão do discipulado bíblico.

c. ( ) Negligência, por não querer pagar o preço.

d. ( x ) Outro: O não cumprimento das quatro razões para que a igreja comprometa-se a ver o discipulado como o principal trabalho de nossa vida, são elas:

1. O amor de Deus a seus propósitos para conosco só podem ser comunicados por meio de uma relação comprometida e pessoal

2. O discipulado é um mandamento de cristo

3. Pela quantidade de resultados.

4. Pela qualidade de resultados.

3 - Que nota de 0 a 10, você daria para sua igreja quanto à prática do modelo de discipulado deixado por Jesus. Nota: 7 Justifique essa nota?

Resposta: Apesar do grande esforço do Pastor, líder maior de minha igreja, formar discípulos como Jesus formou se faz necessário ainda ensinar caminhando com elas, moldando seu caráter, investir nessas pessoas anônimas e transformá-las em gigantes da fé, ensinando a obedecer as coisas . Mas pra que isso aconteça os novos discípulos precisam de modelos, exemplos, referenciais, e assim poderão aprender não apenas o que Jesus mandou que fizéssemos, mas também o que podemos fazê-lo. E concluindo não criando discípulos de púlpitos, ou de classe de escola bíblica, e sim homens, mulheres, e nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com