TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importancia do ministerio do adolescente dentro da igreja

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  2.694 Visualizações

Página 1 de 8

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DO ADOLESCENTE DENTRO DA IGREJA Kamila Pereira Barros

Professora Pastora Suely Silva

Ministério Quadrangular Cristo Para Crianças – MQCC

Curso Livre em Teologia (EAD) – Ministérios e Evangelização do Adolescente

17/11/2016

RESUMO

        Este artigo trata sobre a importância do Ministério de Adolescente na vida da igreja, pois a Palavra de Deus fala sobre a preocupação com eles, como Jesus já dizia: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus” Lucas 18:16. Descrevendo a sua pureza: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” Mateus 18:3. “Porque elas são um alvo para o inimigo, porque transformam gerações e ganham vidas para Jesus. Desta forma, é de suma importância seu ministério, realizado através das redes de crianças, que busca evangelizar, ensinar e treinar, como descrito em: Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está no céu”. Mateus 18:10 e “Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos” Mateus 18:14.

Palavras-chave Ministério infantil, adolescentes, igreja, célula.

INTRODUÇÃO        

        A igreja é o corpo de Cristo formado por todos aqueles que o aceitaram. Portanto, a igreja somos nós, e é de todos. É na igreja que o Espírito Santo derrama seus dons. Deus faz acepção de pessoas ao distribuí-los? Existem dons exclusivos aos homens ou às mulheres, aos adultos ou aos mais jovens? Não há evidência bíblica para isso. Permitir a participação é uma oportunidade para que todos os dons se manifestem. A participação não é modismo. O protagonismo infantil é algo importante na Bíblia. Os adolescentes são também atores de transformação e protagonistas do reino de Deus. Eles cumprem tarefas sacerdotais, proféticas, grupos pequenos, etc.

DESENVOLVIMENTO

        Em muitas igrejas o Ministério do Adolescente serve apenas para retirar os mesmos do prédio da igreja, de modo a não incomodar os cultos. Em muitos casos, este ministério é feito de forma errônea, com pessoas despreparadas, que se preocupam apenas em entrete-lôs, muitas vezes com materiais inadequados, fora do princípio e até com relatos de entretenimentos do tipo: vídeos, desenhos, pinturas e até workshops de origami, não que sejam meios inadequados, mas tem que haver um princípio de acordo com a Palavra de Deus. O e do Adolescente não serve apenas para entreter.

        Mas essa visão está mudando, com o direcionamento de Deus, devemos treinar os adolescentes a serem instrumentos de Deus, pois a Palavra diz: “Ensina enquanto for menino e mesmo quando for velho não se desviará do caminho” Prov. 22:6 e “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Ec. 12:1).

        Precisamos treinar líderes para não só aprender os princípios do Senhor, mas também que a Palavra possa ser levada a mais pessoas, que vidas e famílias sejam transformadas. Pois a Palavra diz: “A seara é grande, mas poucos são os ceifeiros”, há tempo de plantar e de colher, e por isso cremos que plantaremos uma geração de vencedores, de verdadeiros adoradores, pois serão educados nos caminhos do Senhor e quando chegar o dia mal, todos saberão dar a resposta certa, olhando sempre para o alvo, sem desviarem para direita, nem para esquerda. Atualmente vemos nossas crianças tendo a infância roubada, são atacados e geram feridas na alma. Pois o trabalho do diabo é matar, roubar e destruir e elas são presas fáceis e que podem mudar uma geração.

        Desta forma, vislumbramos a importância do Ministério do Adolescente na vida da igreja. “temos constatado que a Igreja é abençoada e cresce quando os adolescentes são levadas a sério. Os resultados mostram que os pastores que investem na liderança dos adolescentes experimentam um crescimento constante nas suas igrejas. Investir nos adolescentes é expressão de amor. Elas têm necessidades espirituais assim como qualquer outra pessoa. O bom pastor é aquele que ama e supre as necessidades de todo rebanho”. Ribeiro (2011, p. 16).

        Desta forma, muitas igrejas tem feito um trabalho grandioso no Ministério do Adolescente com o ensino e pregação da Palavra de Deus direcionada através de materiais, apostilas, músicas, teatro; ensinando a verdade de modo criativo, pois não há entretenimento e sim um culto próprio para eles, pois da mesma forma que os adultos precisam receber o alimento que vem da Palavra, os adolescentes também precisam. Pois a Palavra diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” 2Tm 3:16. “É tempo de mudanças, é tempo de crescimento, é tempo de transformarmos adolescentes em líderes, por meio da implantação e fortalecimento do ministério de ensino; seja elas células, cultos, escolas, etc.

        Quando o professor discerne o seu ministério: ele é instrumento de Deus para falar ao coração dos adolescentes. -         ele se importa com os alunos, usa as ferramentas certas, ora por revelação e falar com convicção, aproveita as oportunidades para ensinar, dominar técnicas de ensino e explorar o poder dos recursos visuais.

        A igreja deve facilitar o aprofundamento da experiência espiritual dos adolescentes, com o fim de atraí-los para uma amizade redentora com Cristo e a um compromisso verdadeiro com a Palavra de Deus; até o regresso de Jesus.

        Devemos preparar cada adolescente para que seja um discípulo de Jesus, tendo uma vida plena e produtiva na terra, tornando-se um cidadão do reino dos céus.

        Desta forma, é de vital importância o papel do professor no trabalho do Ministério do Adolescente, que além de ensinar, influenciam e transmitem vidas. A estrutura do ministério com adolescente é mesmo da igreja, por quê? Porque assim, os adolescentes se tornam adultos conhecendo a estrutura da igreja e sabendo como crescer dentro dela. À medida que crescem, elas participam da vida normal da igreja. Assim, o trabalho deste ministério se inicia com os adolescentes que vão aos cultos acompanhados de um adulto ou em células e são consolidadas através destas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com