TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Igreja Para O Direito Medieval?

Exames: A Importância Da Igreja Para O Direito Medieval?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  327 Visualizações

A importância da igreja para o Direito Medieval?

Toda sociedade tem necessidade de um sistema organizacional que mantenha a ordem e controle social. Esse controle é possibilitado através da lei, ou seja, as normas e costumes que possuem em si o peso da sanção no caso de seu descumprimento. Temos como base o brocardo jurídico “ubi societas, ibi jus”, que em sua tradução diz que “onde há sociedade, ai está o direito”, afinal, a norma regulamentadora e pacificadora é imprescindível o desenvolvimento de uma sociedade.

No tempo medieval, em que não existia o desenvolvimento atual das normas de direito, a igreja era quem possuía o controle, pois sua influência era exercida sobre todos os setores da sociedade. Nas sociedades antigas, tanto as leis quanto os códigos foram expressões da vontade divina, o que proporcionou o caráter religioso ao direito arcaico.

Através das sanções rigorosas e repressoras que eram determinadas, pela igreja, a quem descumprisse os dogmas e suas leis, é que dava a esta instituição o poder de controle social, pois o receio da vingança dos deuses e do castigo que poderia ser proporcionado fazia com que o direito fosse respeitado religiosamente.

A distinção do direito e da religião só começou a ser real somente em tempos mais avançados das civilizações, em que houve a separação dos costumes, leis morais e legais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com