TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando a Religião se Faz Arte e Educação

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 17

 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 1]

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI[pic 2]

      Quando a Religião se Faz Arte e educação.

                                   

Vanderlei Framil Melo

                                                           Itajubá/MG

2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 3]

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

      Quando a Religião se Faz Arte e educação.

Vanderlei Framil Melo

Artigo científico apresentado ao Núcleo de Pós-graduação e Extensão – FAVENI como requisito parcial para obtenção do título Metodologia do Ensino Religioso e Artes.

                                 

                                              Itajubá, MG

                                                   

                                                         2018

Vanderlei Framil Melo Quando a Religião se faz Arte e Educação, 2018. Número total de folhas 15pg. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação) Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Faveni, Itajubá, 2018.

RESUMO

O estudo se faz presente na discussão, através de revisão bibliográfica, em saber como o ensino religioso e a arte podem auxiliar professor e aluno no processo da educação que visa resgatar valores esquecidos pela sociedade. Caracterizamos no decorrer do estudo, que o ensino religioso integra os currículos escolares há anos em nosso país e veremos como a escola, professor e aluno lidam com esse tema tão polêmico. Sabemos que a artes ao longo dos séculos retrata transformações comportamentais da sociedade, e, isso precisa ser abordado em sala de aula com professores qualificados que possam levar o aluno a se questionar sobre o que é certo ou errado, respeitando as diferenças entre as pessoas dentro e fora do ambiente escolar.

Palavras Chave: Religião, Escola, Professores, Educação.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------5

2 Capítulo 1 Breve Histórico Sobre Ensino Religioso ----------------------------------7

2.1 O Ensino Religioso no Brasil-------------------------------------------------------------8

2.1.2 Como o Professor de Ensino Religioso deve se capacitar---------------------9          

3. Capítulo 2 A Importância das Artes na Sociedade ---------------------------------10

 3.1. A Importância das Artes nas Escolas-----------------------------------------------11

3.1.2 Como Minimizar as Dificuldades e Despertar o Interesse Para o Estudo

das Artes.-----------------------------------------------------------------------------------------13

4- Considerações Finais----------------------------------------------------------------------14

5 - Referências----------------------------------------------------------------------------------15

INTRODUÇÃO:

O presente estudo faz-se necessário para atender o término do curso de Pós Graduação em Metodologia do Ensino Religioso e Artes, que fazem parte da grade curricular das escolas brasileiras.  

Sabemos que a disciplina de Ensino Religioso na área da educação escolar, ainda provoca diversas discussões, pois esse assunto não só envolve a educação, mas também a sociedade e valores culturais, e a individualidade de cada pessoa.

Arte e religião são dois caminhos pelos quais o homem escapa das circunstâncias para o êxtase, são meios para estados de espírito semelhantes. A arte é uma manifestação do sentido religioso. Se for a expressão de uma emoção, como sou levado a pensar, é a expressão de uma emoção que é a força vital presente em todas as religiões; ou, pelo menos, expressão de uma emoção sentida por aquilo que é a essência de tudo.

Podemos dizer que tanto a arte como a religião são manifestações de sentido religioso do homem, e por “sentido religioso do homem” tem que entender a sua noção de realidade última.

O que não podemos dizer é que a arte é a expressão de qualquer religião particular; fazê-lo seria confundir o espírito religioso com os canais através dos quais flui; seria confundir o vinho com a garrafa.

A arte pode ter muito a ver com aquela emoção universal que encontrou uma expressão corrupta e vacilante em mil credos diferentes, mas não tem nada a ver com fatos históricos ou enfeites metafísicos.

O objetivo geral deste trabalho é entender como a religião e a artes podem ajudar no processo educacional das crianças e qual o papel da escola nessa caminhada.

A justificativa desse trabalho é necessária para que possamos compreender como esses conteúdos podem ser trabalhados em sala de aula com o apoio do professor de ensino religioso e de artes. Sabemos o quanto esses temas são polêmicos e devemos sempre estar atentos no que diz respeito ao modo de se expressar e de cultivar ou seguir qualquer religião, sem prejudicar ou desrespeitar ao próximo.

Utilizando como linha de pesquisa “metodologia de ensino” levantam-se os seguintes questionamentos: o que é a religião? Como devemos ensiná-la? Qual a relação entre a religião e a artes? Como o professor deve se preparar? Essa pesquisa será realizada e baseada em estudos que foram feitos por diversos autores que buscam compreender a relação entre a religião e a artes no processo de ensino e aprendizagem.

No 1º capítulo será feito o relato sobre o ensino religioso no contesto escolar e familiar. Como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com