TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é Deus ?

Trabalho Universitário: Quem é Deus ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2013  •  5.524 Palavras (23 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 23

Autor: Samuel C. Magalhães email : samuelenfermagem@yahoo.com 61-92328868

I- Da Existência de Deus e de suas revelações.

Moisés certa vez perguntou a Deus ([1]Yahwen) o seu nome, Yahwen respondeu dizendo “ego heimi ho ôn” [2] seguindo uma tradução mais erudita significa “Eu sou aquele que existo por mim mesmo” podemos definir que Deus é o “Eu sou” a plenitude de todas as coisas, o ser que existe por ele mesmo, ele é a causa que não teve uma causa, pois ele mesmo e a causa de tudo aquilo que existe,sendo que ele mesmo não teve causa alguma porque sempre existiu. Percebo que para nossa mente limitada, não é tão simples explicarmos este grande “mistério”, porém o não saber explicar, não altera aquilo que existe, da mesma maneira que um simples agricultor não entenda a realidade do crescimento de uma planta, porém ele ver o crescer dela, da mesma sorte não entendemos o “como” de Deus existir, mas, porém contemplamos com nossos olhos o seu movimento no nosso kosmo[3]·. Deus sempre existiu mesmo antes da criação do mundo material como nos falou a palavra de Deus nos salmos 90.2 “antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

Acerca disso quero também definir que o Deus verdadeiro não é “mãe natureza”, o único Deus criou o mundo, mas ele não e a natureza, ele é o criador de todas as coisas “Omnia per ipsa facta sunt: et sine ipso factum est nihil ,quod factum est.”[4] Em uma tradução pessoal poderia dizer “Tudo foi por ele e sem a sua ação nada que existe , poderia existir.” Deus é um Deus vivo consciente ,ativo ele não e uma energia ativa como alguns pensa,esta noção de dizer que Deus é a natureza e a natureza é Deus chama se Panteísmo,o único Deus verdadeiro que a bíblia nos apresenta é um Deus que ver as nossas misérias,que conhece as nossas angústias,que ouve os nossos gritos, é que muitas vezes nos livra de situações ruins[5],um Deus que dialoga com a sua criação,em especial o homem;um olhar rápido pelas escrituras vocês irão ver Deus conversando com Adão e Eva o primeiro casal, com Caim o primeiro Assassino,passeando com Enoque que por fim Deus o levou para o céu,com Noé ,Abraão,Sara e por fim vivendo conosco em Jesus que é para nós o Cristo(salvador) e Senhor (Kyrios)[6]sendo assim podemos perceber que Deus não deve ser misturado com a sua criação como o credo dos apóstolos nos ensina “Creio em Deus Pai,Todo Poderoso e criador do céus e da terra” .

Alguns também pensam que Deus realmente criou o mundo, porém quando terminou de criar-lo fez a suas malas vamos dizer assim e foi embora, sendo que antes de sair criou algumas leis e deixou que as coisas andassem por si só, essa tese foi muita difundida principalmente na Inglaterra com o nome de Deísmo. Porém novamente devo dizer que esta idéia é falsa, pois segundo as Escrituras Deus nunca abandonou o mundo, peço contrário o próprio Deus continuar sustentando todas as coisas em Jesus como São Paulo nos deixa bem claro em sua carta à igreja de Colossos 1.16-17:

“Porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Soberanias, Principados, Autoridades, Tudo foi criado por ele e para ele. É antes de Tudo e tudo nele subsiste.” [7]

Deus não foi embora amigo, pelo contrário se este mundo ainda existe e porque ele está alicerçado em uma grande Rocha e subsiste nele, uma analise de hebreus 1.3 confirma esta idéia. Deus criou os mundos e ele cuida sempre dele para que ele não caia, os teólogos da Igreja chamam isso de [8]providência Divina,que pode ser resumir que Deus está cuidando,preservando com suas mãos este pequeno mundo e como Jesus nos falou “ATE OS CABELOS DE VOSSA CABEÇA ESTÃO CONTADOS”.

Certa vez Agostinho[9] escreveu:

“Quem me dera descansar em ti! Quem me dera que viesses a meu coração e que o Embriagasses, para que eu me esqueça de minhas maldades e me abrace contigo, meu único Bem! Que és para mim? Tem piedade de mim, para que eu possa falar. E que sou eu para ti, para Que me ordenes amar-te e, se não o fizer, irar-te contra mim, ameaçando-me com terríveis Castigos? Acaso é pequeno o castigo de não te amar? Ai de mim! Dize-me por tuas misericórdias, Meu Senhor e meu Deus, que és para mim? Dize a minha alma: Eu sou a tua salvação. Que eu Ouça e siga essa voz e te alcance. Não queiras esconder-me teu rosto. Morra eu para que possa Vê-lo para não morrer eternamente.”

Será que Agostinho ora com toda esta intensidade a “mãe natureza”?Será que ele ora a um Deus que sumiu que não goste de ter relacionamento algum com o ser que ele criou?Vocês já devem ter percebido que somente um Deus pessoal, real, pode satisfazer os anseios mais profundos de uma alma em busca de Deus. Não consigo entender como existem pessoas que prefere falar com plantas que não ver, não fala, não ouve do que com o único Deus verdadeiro que lhe criou?Que se agarra a arvores querendo receber energias que não sei de quem, do que se agarrar a cristo com força e dizer lhe “Senhor meu e Deus meu”?Quanta ingratidão meus amigos!Quanta ingratidão meus amigos!Porém permanece a sentença, o homem foi criado para Deus, e é impossível o homem ser feliz enquanto não voltar com todo o seu ser para o seu criador.

II- Deus se faz perceber dentro do homem que ele criou.

Meus amigos muitos dizem não acreditar em Deus,escrevem ,discutem,procura muitos crimes na igreja, dizem que não precisa de Deus para ser bons chama-nos de assassinos, intolerantes, fanáticos, atrasos e uma série de outros nomes que não terei paciência nem muito menos tempo para descrevê-los, porém e até engraçado mais o próprio Deus nas Escrituras chamou estes homens de “atheoin” que aportuguesada fica ateus que significa sem Deus, Deus chama os homens rebeldes e ímpios no mundo de “atheoin ên to kosmo” [10] Muitos deles nos fala prove-me que Deus não existe? Neste estudo minha intenção não é “provar” que Deus exista, mais apenas para fortalecer a fé de alguns darei umas poucas evidências que Deus exista a começar dentro do homem.

1. Sensus divinitus;[11]

Todo ser humano sente a sensação do divino, uma sensação de algo maior, uma atmosfera de Deus. Richard Baxter em seu clássico “O descanso dos santos” um livro maravilhoso nos diz que Adão quando pecou, não perdeu apenas o paraíso do Éden[12]·, mais a maior tragédia do homem e que ele por ter cometido o pecado[13]e que ele ficou sem Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com