TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RCC - Projeto

Exames: RCC - Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA

Pentecostalismo, uma análise de adaptações: paradigma pentecostal da igreja católica

OBJETIVO GERAL

Apresentar uma análise histórico-teológica sobre o movimento pentecostal católico e a importância da renovação carismática para o catolicismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - expor a história do movimento pentecostal, considerando seus antecedentes e sua expansão;

2 - apresentar a origem do movimento pentecostal católico e as condições histórico-eclesiais do nascimento da renovação carismática católica;

3 - proceder a análise teológico-pastoral do pentecostalismo na igreja católica

JUSTIFICATIVA

Pentecostalismo, uma análise de adaptações: paradigma pentecostal da igreja católica é um tema desafiante. Pesquisar e escrever sobre ele foi recompensador.

A escolha por este objeto de estudo se deu pelo fato de ser visível, nos tempos atuais, a influência que o pentecostalismo tem exercido entre os fiéis da igreja católica.

Enquanto teólogo e líder de uma congregação católica, tenho constatado nessa caminhada eclesiástica que os fiéis do catolicismo têm se rendido aos apelos das práticas pentecostais e neopentecostais. Diante desse fato, tornou-se um imperativo à igreja o catolicismo não ficou isento das influências de tal movimento religioso, o pentecostalismo. A reação da comunidade católica, nesse processo de uma maior oferta religiosa, veio na forte presença e participação do leigo, através do concílio vaticano II, que trouxe a proposta de uma igreja com “opção pelos pobres”, por meio da teologia da libertação (tdl);

Paralelamente nascia nos estados unidos, no ano de 1967, a versão católica do pentecostalismo, que foi chamada de renovação carismática (rcc); a católica rever sua ortodoxia.

O assunto é relevante, pois provoca no leitor a curiosidade e o conduz à reflexão sobre a postura eclesiástica da igreja católica ante à influência das práticas pentecostais e neopentecostais;

Também a história e a origem da rcc e o seu processo de adaptação na igreja católica, tendo em vista que o movimento surgiu num lugar e numa cultura de adaptação bem situados (estados unidos) e foi assimilado pela igreja católica de maneira rápida;

Um estudo sobre esse processo ajuda a entender a situação atual da rcc na igreja.

PROBLEMATIZAÇÃO

Como a renovação carismática católica do Brasil foi influenciada pelo movimento pentecostal norte americano?

HIPÓTESES

1ª) o movimento pentecostal norte americano da década de 60 foi a base da formação do movimento de renovação carismática. A rcc não nasceu como algo das bases (da classe pobre ou da periferia), mas surgiu como um movimento elitista universitário.

2ª) há, na história, pontos de importância para se afirmar que o contexto eclesial pós-conciliar favoreceu a acolhida do movimento pentecostal na vida dos cristãos católicos.

3ª) ocorreu uma relação dialética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com