TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS

Por:   •  31/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Religião

Por: RAIANE DOS SANTOS CHAVES

INTRODUÇÃO

 

Esta pesquisa apresenta as religiões de matriz africana que foram incorporadas na cultura brasileira há muito tempo. Os primeiro escravos tinham sua religião como forma de preservar suas tradições, idiomas e conhecimentos.

Ao longo dos anos essas religiões foram sofrendo mudanças, algumas perseguidas e até extintas, por causa do preconceito, racismo e intolerância. 

RELIGIOES DE MATRIZES AFRICANAS

Com a chegada dos negros africanos escravos trazidos pelos portugueses na ocasião do descobrimento do Brasil, houve uma mistura de raças, de valores e também de conceitos religiosos, os índios que ate então cultuavam a natureza, os ancestrais, e suas ações eram basicamente rituais de agradecimento e festas entre os membros da tribo, desconheciam o culto a um Deus ou Santos e com a chegada dos escravos africanos, os índios passaram a sofrer tais influencias.

As religiões que surgiram no Brasil a partir dessa influencia africana foram sofrendo mudanças ao longo dos anos, se adaptando e se concentrando em algumas regiões do país, atualmente pode-se dizer que grande parte da Bahia e outras regiões do nordeste apresentam religiões com base nas matrizes africanas.

A monarquia instaurada no Brasil durante o período colonial (1500-1889) mantinha como religião oficial o catolicismo, e todas as outras religiões e praticas religiosas como rituais e crenças foram comprimidas pela Igreja, dessa forma a alternativa que os negros tiveram para continuar exercendo suas crenças religiosas foi de mascarar seus deuses usando o nomes do santos católicos, dessa forma eles não desobedeciam as leias nem sofriam punições.

Existem várias variações das religiões com matriz africana, disseminadas por todo o pais, porem de todas elas as que merecem maior destaque por seu grande numero de adeptos e sua representação nacional são o CANDOMBLE E UMBANDA

CANDOMBLÉ – cerca de 3 milhões de seguidores no mundo todo, sendo que sua maioria se concentra no Brasil, mas também é possível encontrar o chamado “povo de santo” no Uruguai, argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, México, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. O candomblé basicamente cultua ORIXÁS, VODUNS E NKISIS.

UMBANDA – é uma religião brasileira que reúne vários elementos das religiões Candomble, catolicismo e espiritismo, formou-se no inicio do sec. XX no sudeste do Brasil , é no Rio Grande do Sul onde se concentram a maioria de seus adeptos.

A variação das religiões ainda abrage CABULA, QUIMBANDA, ENCATARIA, XAMBÁ, BABAÇUÊ, BATUQUE, XANGÔ, JUREMA DE TERREIRO, CATIMBÓ, TERECÔ, entre outras. 

 

[pic 1][pic 2]

CONCLUSÃO

Como se pode ver, vivemos num país onde há todo tipo de expressão religiosa, são tantas e tão diferentes que não há outro jeito de se viver em paz se não for respeitando as diferenças e a opção religiosa de cada um. Com tantas raças, tantos costumes, tantos valores, cada um contribui para a formação da sociedade oferecendo o que tem de melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com