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REMANESCENTES DE ISRAEL

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Por:   •  26/8/2014  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  410 Visualizações

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Todo estudo escatológico passa necessariamente pela observação atenta

sobre os “remanescentes de Israel”, além de uma compreensão maior do significado

do termo “Israel”. Conforme citado por FORTUNATTO, 2013,

Em seu livro Studies in the Name "Israel" in the Old Testament (Uppsala, 1946), o

erudito sueco Gustaf A. Danell conclui que o vocábulo "Israel", além de ser usado

como nome de uma pessoa, pode designar três grupos relacionados: (1) a união das

doze tribos antes da divisão do reino; (2) as dez tribos do norte de Israel; (3) Judá,

depois da queda do reino do norte, como o remanescente de Israel (p. 9). Nosso

interesse primário procura penetrar além dessas designações externas até a

natureza religiosa e o significado teológico da expressão "Israel" como apresentado

no Velho e no Novo Testamentos. Nesse respeito, o erudito holandês do Antigo

Testamento, A. R. Hulst, demonstrou que o vocábulo "Israel" tem duplo sentido desde

o início: "pessoa", "nação" e "povo de Jeová" ou congregação religiosa".

Verificamos que o termo "Israel" aparece na Bíblia primeiro em Gênesis 32,

onde nos é apresentada a origem e o significado deste novo nome. Jacó, talvez

atormentado pela culpa, iniciou uma luta que durou uma noite toda com um

"Homem" que aparentemente possuia força sobre-humana, perseverando na luta até

receber a bênção do mesmo. Então, após ferir Jacó na perna, a resposta foi dada:

"já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com

os homens e prevaleceste'' (Gênesis 32:28; cf. 35:9-10). O nome "Israel" é dessa

forma revelado como sendo de origem divina, simbolizando o novo relacionamento

espiritual de Jacó com Jeová e o representa reconciliado através da graça

perdoadora de Deus.

Conforme explicado por WHITE (apud FORTUNATTO, 2013),

“... a mudança do nome de Jacó como segue: "Como prova de que fora perdoado,

seu nome foi mudado de um nome que lembrava seu pecado, para outro que

comemorava sua vitória".

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Em outras palavras, o nome "Israel", desde o começo, simboliza um relacionamento

pessoal de reconciliação com Deus. O restante das Escrituras nunca perde de vista a

raiz sagrada desse nome.

De fato, ao observarmos o interesse de Jeová por Israel, vemos que isso torna

essa nação diferente de todas as outras não por causa de qualquer qualidade

étnica, moral ou política, dado os profundos erros cometidos por Israel ao longo de

sua história, mas unicamente porque foi escolhido pelo Senhor para receber as

promessas feitas aos patriarcas (Deuteronômio 7:6-9), tendo o Senhor inclusive

redimido Seu povo do cativeiro no Egito a fim de ligá-lo exclusivamente a Si:

Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos

cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a

minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos;

porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa (Êxodo

19:4-6).

Jeová ama tanto a Israel que, mesmo a nação tendo rejeitado Seu filho, ele

ainda dará uma chance aos seus remanescentes após o arrebatamento da sua

Igreja.

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2.0 Os Remanescentes de Israel no Velho Testamento.

É fundamental a compreensão que a unidade nacional de Israel

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