TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descobrindo a História de Israel

Tese: Descobrindo a História de Israel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  4.740 Palavras (19 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 19

Israel

Resumo: O artigo discute a respeito de Israel trazendo a sua evolução, mostrando seus conflitos, e como é visto pelo mundo por suas batalhas e suas lutas pela terra prometida. O povo tenta mostrar através de passagens bíblicas que o território da Palestina é seu por direito.

PALAVRAS-CHAVES: Israel, conflitos, religião, militarismo.

Introdução

Este trabalho vem nos mostrar de forma resumida sobre o povo judeu. Israel foi o tema que nos chamou atenção não só pelas disputas que ocorrem naquela região, mas também pela história dessas pessoas que buscam por várias gerações a tão almejada terra prometida. Um dos principais motivos de todas as guerras é a crença na promessa. O presente artigo é dividido em três tópicos, a geografia, historia e os combates que envolvem este país.

Descobrindo a História de Israel

O estado de Israel é resultado da reconstrução da pátria de um povo de origem milenar, os judeus, que foi destruída pelo império romano. A historia da antiga Israel corresponde ao período do século XX a.C. até a expulsão e a diáspora do povo judeu, esse povo tem como a Terra de Israel uma terra sagrada, que segundo o seu livro sagrado a Torá, é a terra prometida por Deus. Por essa crença essa região é palco de grandes conflitos que levaram a guerras terríveis. Com isso é importante compreender como esse povo, que foi expulso de suas terras, transformou-se em uma potência militar, com grande influencia no mundo, como também é de interesse abordar sua religião, a sua origem e sua cultura, para entender os conflitos políticos que cercam Israel.

Israel é um país localizado no oriente médio, atualmente o país possui uma população estimada em 7,1 milhões de habitantes. Suas limitações geográficas são: a oeste com o Mar Mediterrâneo, a leste com a Cisjordânia, ao norte com o Líbano e ao sul com o Egito. Fazendo fronteira com Líbano, Síria, Jordânia, Faixa de Gaza, Cisjordânia e Egito . Possuindo um território de 22.145 k m². As paisagens predominantes são cadeias de montanhas, como as montanhas da Galileia e de Golã, deserto de Negev e uma área de planície localizada na costa do Mediterrâneo .

Em Israel as temperaturas são oscilantes, nas áreas de relevo acidentado as temperaturas são frias, com precipitação de neve. Jerusalém fica anualmente coberta por neve, O monte Hermon é uma zona que se encontra coberta de neve durante grande parte do ano. Em cidade com Haifa ou Tel Aviv e em outras cidades costeiras e sobre influência do Mediterrâneo, o clima é mais frio e chuvoso durante o verão é quente. No sul do país encontramos um clima mais tropical. O clima de Israel pode ser dividido em dois, o clima seco que vai do mês de Maio a Outubro e o húmido que vai de outubro a abril. Israel está dividido em seis regiões ou províncias. Este país conta com grandes cidades, Jerusalém, a capital, Tel Aviv e Haifa, que também são as suas principais cidades turísticas .

Israel é um país de origem milenar, e para compreendê-lo é preciso conhecer sua historia. Em 485 a.C. quando Israel foi conquistada pelos babilônicos era uma terra árida e pobre, os seus habitantes camponeses viviam com muitas dificuldades. Essa era a terra a qual Deus havia prometido aos três patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Essa promessa esta registrada no livro de Genesis 13:15 “porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e a sua descendência, para sempre.” Abraão conduziu os hebreus para a palestina, a Terra Prometida, vivendo nessa terra por quase três mil anos, firmando sua religião monoteísta, confiando nas promessas de seu único Deus.

No entanto a fome os obriga a migrar para o Egito onde durante certo tempo começaram a prosperar, tornando-se cada vez mais numerosos e com isso atemorizando o faraó e seu reino. Então foram dominados como escravos, obrigados a servir o reino egípcio. Moisés foi quem libertou os israelitas da dominação do Egito, dando passo ao êxodo para a terra de Israel, a Terra Prometida. Instaurado o Reino de Israel o seu primeiro rei foi Saul, que fora derrotado pelos filisteus e seu sucessor foi Davi que impõe como capital do reino Jerusalém. O próximo rei foi Salomão, filho de Davi, após a morte de Salomão o reino de Israel fica dividido em doze tribos, dez tribos do norte consolidam Israel com capital Samaria e as duas tribos do sul fundam o reino de Judá, tendo como capital Jerusalém, permanecendo fiel a dinastia de Davi .

Com essa divisão de tribos essa região ficou muito vulnerável, configurando varias invasões. Durante o século VI a.C são invadidos pelos babilônicos, que destruíram Jerusalém e o Templo de Salomão, foram espalhados, dizimados e levados para terra de seus invasores onde ficaram durante 70 anos até que os persas dominaram os babilônicos e permitiram que os judeus regressassem para a palestina onde reconstruíram o templo. Logo a Palestina foi conquistada e dominada pelos macedônios, e romanos. Durante o domínio romano o imperador Tito expulsou os judeus de sua terra, configurando o que se conhece como a grande Diáspora, fase onde os judeus foram obrigados a se dispersar pelo mundo. Deuteronômio 28:63,64 “(...)sereis desarraigados da terra a qual passais para possui-la. O Senhor vos espalhará entre todos os povos, de uma extremidade à outra extremidade da terra.(...)” . Com a divisão do império romano em ocidental e oriental no século lV a Terra Santa fica sob domínio bizantino.

Entre o século VII e o século XI é conquistada pelos árabes e passa ao controle da dinastia Omeya, depois ficam dominados da dinastia de Abisi e de Fátima de Egito até 1091. Durante esta última inicia-se uma série de guerras e perseguições religiosas. É nessa fase que os árabes instalam-se na região. No ano 1071 os seléucidas turcos ocupam terra Santa. Entre 1099 a 1291 as cruzadas cristãs conquistam Israel, massacrando os judeus e tomando a terra prometida para a Igreja Católica. Com o fim da Idade Média e o Iluminismo, as perseguições diminuíram, embora prosseguissem. Durante a Era Moderna, os judeus da Rússia e de toda a região Leste da Europa foram constantemente perseguidos e massacrados sob os mais diversos pretextos e acusações. Em meados do século XIX, os pogroms forçaram as ondas de imigração judaica para a América e fomentaram o surgimento dos primeiros movimentos sionistas .

Israel tem como capital internacional a cidade de Jerusalém, que em hebraico significa cidade de paz , no entanto é palco de diversos conflitos. Isso si deve ao fato dessa cidade ser considerada sagrada pelas três grandes religiões monoteístas: judaísmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com