TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA AULA SOBRE COSMOVISÃO GREGA ANTIGA

Por:   •  14/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Claudemir Rizzo Junior  

32091648

2E - PP

Resumo da aula sobre cosmovisão grega antiga

        Um dos grandes opositores do pensamento com base no HEDONISMO, o grande filósofo da Grécia Antiga, Platão nasceu, segundo dados, em 427 a.C e veio a falecer em 347 a.C, vivendo 80 anos e se tornando um grande estudioso quando o assunto é Grécia Antiga. Se tornou gigante por seus pensamento muito bens fundamentados e fruto de um estudo imenso!

        O grande filósofo foi opositor a diversas teorias, para ser exato foram 7 teorias, e são elas:

  1. Hedonismo: Citado já acima, essa teoria crê que o prazer é o bem que está acima de tudo – Platão refutou essa teoria pois, o mesmo conclui que alguns prazeres são maus, logo o prazer e o bem não pode ser colocado como ideias similares
  2. Empirismo: Esta teoria se crê que todo conhecimento do ser humano se origina na sua vivência sensorial – Platão não concordou pois ele acreditava que é impossível o sentidos humanos levarem o homem a se tornar sábio
  3. Relativismo: Existem 2 tipos de relativismo: o relativismo ético e o epistemológico, Platão vai contra pois acredita que a verdade e a bondade não são relativas.
  4. Materialismo: Platão falou sobre o mundo Imaterial ou ideal e viveu por crer desta forma.
  5. Mecanicismo: Ela se baseia em que tudo ocorre segundo leis e princípios de maneira mecânica sem projetos ou propósitos – Já Platão Acreditava que em uma inteligência divina.
  6. Ateísmo: Platão rejeitava grandemente essa teoria por acreditar em um, dois ou mais deuses.
  7. Naturalismo: É a ideia do natural, ou seja, de tudo ocorrer naturalmente, sendo assim se cria que o universo natural era auto suficiente. Platão já acreditava que existia um externo fora dessa caixa fortemente fechada. O mundo de formas e ideais eternos, transcendentes, imutáveis e imateriais.

Sendo assim, é notório que Platão acreditava em 2 tipos de mundo que o ser humano vinha vivendo, era eles: o mundo em que o ser humano desfrutava de seus sentidos e experiencias e um mundo superior onde é composto por meio de essências imateriais e eternas que aprendemos com intermédio de nossa mente.

Como dito na aula e escrito no slide da mesma: “Para Platão, a forma era uma essência eterna, imutável e universal”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com