TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO E CRÍTICA SOBRE O TEXTO - POR QUE E PARA QUE ESTUDAR ÉTICA

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

TIA – 31618642              RODOLFO DE BARROS SILVA

 

ÉTICA E CIDADANIA I

RESUMO E CRÍTICA SOBRE O TEXTO - POR QUE E PARA QUE ESTUDAR ÉTICA

 

São Paulo

2016

        Estudar ética não traz sobre um indivíduo uma melhora moral, porque a bondade moral não está ligada ao conhecimento, mas ao controle de vontades que é intrínseco a pessoa, produto de sua sensibilidade humanista e de seu caráter pessoal. O estudo da ética proporciona ao indivíduo ferramentas para uma melhor condução e análise de sua moral, é uma lanterna que ilumina a consciência humana. Se no indivíduo por ventura não existir uma bondade moral, a ética pode até contribuir para que ele perceba que seguindo os padrões de uma boa moralidade e orientados pelos padrões éticos, tal atitude pode o beneficiar socialmente, é fato que nesse sentido o indivíduo continuará sendo egoísta pensando em seu benefício própio.

        O estudo da ética aprofunda o nosso conhecimento do saber moral, nos permiti entender de forma clara a razão de ser das normas morais, entender porque elas são necessárias para o bom andamento dos assuntos humanos. Normalmente sabemos respeitar as normas, mas não somos informados porque devemos fazê-la. O conhecimento da norma moral inseriu no individuo a percepção que a vida sem ela torna-se mais perigosa, descontrolada, sem satisfação, esse conhecimento faz com que o homem tenha um maior compromisso com a moral, refletindo e analisando suas atitudes pautando-se no conhecimento ético. A ética lapida no individuo a percepção do que é moral e do que é costume ou cultura, por exemplo; um costume religioso, usos habituais, bom costume, regras culturais ou de higiene, dominações sociais, tudo isso pode ser mau no ponto de vista moral, o estudo da ética possibilita o discernimento entre essas posições, por exemplo; Um muçulmano radical possui costumes que certamente ferirá a moral, um deles é o assassinato de pessoas inocentes por seu pensamento religioso.

A ética também habilita o individuo a compreender a moral alheia, permite compreender outras culturas e conceitos diferentes ou habituais, pois o estudo ético ensinará a flexibilidade das regras moral, considerando que a leitura final continue moral e dentro dos padrões éticos. Considerando o resultado, a ética nos torna mais abertos a mudanças, pois uma sociedade pode mudar e a moral deve sempre acompanhá-la para ditar o bom andamento dos conceitos humanos, se não renovarmos as regras ela pode não mais se encaixar no contexto contemporâneo, faz parte da ética a adaptação correta da regra moral.

        Entendo que o estudo da ética é importantíssimo para o ser humano, pois o capacita sociamente e o incentiva a ser um cidadão de qualidade, uma pessoa que consegue avaliar a sua conduta e a conduta do próximo sempre procurando o bem estar de ambos. Se conhecermos as regras da moral ela certamente esmagará na nossa consciência a má conduta, é claro que fica a critério do indivíduo considerá-la ou não. De qualquer forma o bem estará aplicado em nós, saberemos ser firmes nos assuntos da vida moral e flexível no contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com