TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro como estudar e aprender

Por:   •  26/10/2016  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 2

Como estudar e aprender

Este é um excelente livro do autor Marco Aurélio de Patrício Ribeiro que dividido em sete capítulos, expõe de maneira objetiva as formas de fazer com que o aluno goste e tenha prazer nos estudos.

O autor salienta a importância do estudo e que ele está presente em vários atos da vida. Há ainda tópicos com orientações para um bom proveito nos estudos, como condições físicas favoráveis, horário de estudo, entre outras.

O leitor passa a compreender que a aprendizagem ocorre de forma lenta e gradativa, porém, é de suma importância que o estudante não desista, que seja o oposto, insista sem medo.

Mas como estudar de forma produtiva? Não é simples, porém é importante. O estudo produtivo deve ser dividido em três etapas: Etapa inicial, etapa intermediária e etapa final.

A etapa inicial é onde o estudante vai trabalhar o psicológico, treinando-o para alcançar o objetivo traçado.

A fase intermediária é mais detalhista, onde o estudante tem que reparar em cada detalhe do material de estudo, transformando texto em itens para uma boa esquematização.

A fase final é baseada em conclusões e definições.

Algo que me chamou bastante a atenção foi onde o autor referiu-se ao resumo feito pelo professor, com a intenção de poupar o aluno da análise, sendo que o aluno só aprende com o próprio resumo depois da analise. E isso acontece com muita frequência nas escolas, e ao invés de auxiliar o aluno, o professor acaba distanciando o aluno da verdadeira aprendizagem.

O Livro ainda aborda a sala de aula, e indica a melhor forma de se portar dentro dela par maior proveito do estudo.

Depois de tanto estudo normalmente, o estudante é submetido a provas e exames, e o livro também aponta maneiras de obter sucesso nessa fase tão importante.

Para mim, como futura educadora, a leitura desse livro me fez entender não só a melhor maneira de estudar, mas também de como incentivar meus futuros alunos a um bom proveito de cada aula.

É um livro que estudantes, pais, professores e até mesmo palestrantes deveriam ler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com