TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião E Trabalho

Monografias: Religião E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Religião e trabalho

Publicado em 10/04/2012 | Bernt Entschev - coluna@debernt.com.br

Comentários (0)

Apesar de a religião não exercer mais tanta influência na população quanto costumava alguns séculos atrás, ela ainda é algo muito presente na vida de todos. São eles cristãos, budistas, islamitas, espíritas ou de tantas outras crenças. Com toda essa variedade de fés e maneiras de crer, não é difícil presenciar momentos em que a religião esteja presente. Apesar disso tudo, não pretendo falar ou fazer apologia a qualquer religião. Tenho as minhas convicções, que prefiro guardar para mim mesmo, mas gostaria de falar no cuidado que os profissionais devem ter ao relacionar ou deixar a religião interferir no âmbito profissional.

Todos sabem que, atualmente, a variedade religiosa é grande. Mas, por questões de boa convivência da sociedade moderna, o desenvolvimento de conceitos de equidade, respeito e tolerância tornou o convívio com diferentes opiniões algo pacífico. Salvos os locais de adoração, na maioria das vezes as pessoas exercitam suas convicções em silêncio, mas convivemos com a religião em casa, com os amigos e, também, no ambiente de trabalho. Quantos de nós já não pedimos a um Deus ou divindade um emprego, uma promoção, uma troca de chefe ou setor? Porém, no trabalho, o ato de manifestar a crença pode gerar efeitos negativos na imagem do profissional.

Teste

Assinale as alternativas com as quais você se identifica:

- No ambiente de trabalho, você costuma responder e-mails com frases religiosas do tipo “Que Deus te abençoe”.

- No horário de almoço, você faz sua oração em silêncio, sem chamar a atenção dos colegas em volta.

- A sua mesa de trabalho é repleta de adesivos e amuletos religiosos.

- Quando algum colega de outra religião manifesta sua fé, você mantém-se em silêncio para não provocar uma discussão.

- Religião é algo muito importante na sua vida. Você não consegue conviver com pessoas que possuem crenças diferenças ou nenhuma.

- Quando vai a algum evento religioso, você evita conversar sobre o assunto com seus colegas de trabalho.

- Você convida seus colegas de trabalho para ir à sua Igreja e, por mais que eles recusem o convite, você continua insistindo.

Se você assinalou as alternativas 2, 4 ou 6, você sabe respeitar a religião dos outros e sempre que pode evita conflitos. Você se mantém fiel à sua religião e à sua fé, mas tem o cuidado de não ofender alguém que acredita em algo diferente.

Se você assinalou as alternativas 1, 3, 5 ou 7, você tem dificuldades de separar religião e trabalho. O conselho não é ir contra as suas crenças, mas sim cuidar para não ofender ou invadir a privacidade de algum colega de trabalho. Por mais que você não concorde com as escolhas religiosas de alguém, guarde isso para você. Cada um tem o direito de acreditar no que acha melhor e ser respeitado por isso. Quando o assunto é trabalho, o cuidado deve ser redobrado para não colocar a sua carreira em risco e não prejudicar o relacionamento da equipe.

Saiba mais

Temporários, mas não passageiros

Trabalhos temporários

Bom fim que levou ao fim

Querendo ou não, e apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com