TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião trabalho

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE ÉTICA

     EIXO: CULTURA RELIGIOSA

Nome:                                                                           Valor: 2,0

TURMA:                               DATA:                                  

  1. Encontre maneira de estabelecer diferença entre Ética e Moral, a partir de situações práticas da vida diária (exemplos do cotidiano).

Podemos tomar um exemplo do cotidiano para conceito de ética as relações do âmbito profissional, em que há um estudo e se estabelecem regras sobre a postura que as profissões devem ter quanto a seus colegas e demais. De modo a definir padrões que sejam o mais justo para todos.

Já a moral pode ser definida como costumes estabelecidos pela sociedade e que pode mudar de acordo com a cultura, região, religião, etc. Como por exemplo não “furar” uma fila, ser justo nos negócios, não roubar, devolver um troco a mais recebido.

  1. Lei o texto “Ética E Mochila Escolar” (que segue abaixo) e escolha duas das  questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações sobre esta afirmações.

Questão 3:

Só o amor não é suficiente para uma boa educação.

Educar somente com amor é se omitir da ética, é deixar de enxergar a responsabilidade que os pais tem em tornar os filhos indivíduos preparados para vida em sociedade. Não adianta saber seu papel se não analisa a ética envolvida e como deve ser colocada em prática.

Questão 4:

Quem tem respeito à própria mãe também respeita seus semelhantes. É dessa maneira que um filho pequeno adquire a ética que vai torná-lo um cidadão na sociedade.

O ser humano que normalmente mais se esforça, ajuda, perdoa, compreende o outro é uma mãe. Então respeitar essa figura é uma atitude mínima de moral e ética. Então, se o indivíduo não realiza o mínimo esperado pela moral, tampouco fará o essencial na vida com os demais.

        

  1. Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os (separadamente) tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo vem sendo alvo de diversas discussões e críticas, pois a ética religiosa estabelece qual deve ser o padrão de casal que irá gerar uma família, e qual a finalidade na família para a sociedade: perpetuação da moral e bons costumes por cada indivíduo e perpetuação do ser humano. Dentro da visão Ética social, dependendo da cultura, os indivíduos têm os mesmo direitos que casais héteros, pois são pessoas que devem cumprir um papel social que não é necessariamente o de se reproduzir, mas contribuir para tornar o meio em que convive, melhor.

O divórcio de pessoas do mesmo sexo ainda é algo para várias culturas, novo, sendo que recentemente alguns países decidiram aceitar a união gay. Do ponto de vista da ética social, devem-se valer os mesmo direitos dos casais héteros, simplesmente uma união que será desfeita e possíveis bens divididos. Do ponto de vista ético religioso, o assunto é mais complexo ainda, pois se trata de uma união que não deveria ter ocorrido, então há um preconceito dentro das religiões quanto a esses indivíduos.

  1. Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape (Amor incondicional).

Pode ser citada uma das histórias mais conhecidas, O filho pródigo que chegar a maior idade pede a parte de sua herança e sai da casa do pai para viver intensamente os prazeres da vida. No entanto é pego de surpresa com o afastamento de vários dos seus “amigos” assim que o dinheiro do rapaz vai acabando. No fim, após muito sofrimento e maus tratos em empregos de trabalho pesado, decide voltar para a casa do pai, que por sua vez o recebe de braços abertos, feliz por ter o filho de volta com vida. Pois o que importa para esse pai é o amor, e não bens materiais.

Outra história de amor ágape na bíblia é o caso da mãe que teve o filho morto ainda bebê e decide em silêncio durante a noite trocá-lo pelo filho de outra mulher que havia dado a luz na mesma época que ela. A mãe do bebê vivo, no dia seguinte, ao perceber que estava com um bebê morto em seu leito, também vê que ele não era seu filho. Angustiada, recorre ao Rei Salomão e afirma que seu filho está com a outra mulher. Salomão manda chamar as duas e confronta seus depoimentos. Ambas afirma ser a mãe da mesma criança e ficam irredutíveis. O rei em sua sabedoria declara que a criança será dividida ao meio e dada uma metade a cada para encerrar a discussão. A mulher com a criança morta nos braços imediatamente se manifesta e diz que aquilo não será necessário, que o bebê vivo não é dela e se conforma em deixa-lo com a outra mulher. Neste momento o rei vê quem realmente é a mãe do bebê vivo, pois o amor de uma mãe jamais aceitaria tal fatalidade.

  1. Identifique e comente o mandamento que versa sobre a defesa da vida, e tente explicar o que esse mandamento tem a dizer sobre o aborto e a eutanásia.  

Mandamento: Não matarás.

Regra de ética social e religiosa que defende a não agressão da integridade de qualquer indivíduo. Aborto é um modo de matar, pois o feto possui vida desde sua concepção, mesmo que não tenha terminações nervosas e ligações neurais.

A eutanásia é um desrespeito a essa regra, assim como qualquer outra forma de violência contra a vida humana.

  1. Explique e exemplifique os dois modos divergentes (Legalista e Pedagógico) de aplicar-se a ética social cristã.

Legalista: Os mulçumanos tem a mão cortada caso realizem algum furto. Essa prática vem do código de Hamurabi, para mostrar aos outros a razão do indivíduo ter sido punido.

Pedagógico: A utilização da bíblia e reuniões semanais para disseminar os ensinamentos de Deus, pregando o perdão, ao invés da punição em vida.

  1. Escolha dois temas práticos de Ética que são abordados na apostila      (Pena de Morte, Aborto, Drogas, Eutanásia, etc.), posicione-se frente a eles e elabore algumas questões desafiadoras que estes temas podem provocar.

8. História de Davi com Bate-Seba – 2 Samuel 11 ate 12.25

A. Leiam e apresentem aos colegas a história de Davi, Bate-Seba, Urias e o profeta Natã que encontramos em 2 Samuel 11.1 até 12.25.

B. Qual dos três primeiros personagens envolvidos na história teve atitudes éticas? Por que?

C. Como você vê a atitude do rei Davi com relação a Bate-Seba e seu marido Urias?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com