TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade

Tese: Responsabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A introdução deve permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o cenário em que a pesquisa se insere. Uma estratégia interessante é redigir, nos primeiros parágrafos, os temas mais gerais para então, aos poucos, chegar ao tema principal.

Contar qual foi o tema escolhido para a pesquisa.

Dar justificativas para terem escolhido esse tema

Explicar qual é o objetivo geral da pesquisa feita, qual o objetivo especifico.

Explicitar que o método escolhido para a realização da pesquisa

Incluir um paragrafo ao final do introdução que descreva a sequência/organização dos assuntos que compõem o relatório.

Todos os capítulos devem começar em folha nova.

Capítulo 1 –Desenvolvimento

Capítulo dedicado à revisão de literatura, faz-se uma discussão geral sobre os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos podem ser encontrados em livros, periódicos e sites, sendo que a consulta deve abranger as publicações dos últimos 2 anos. Para o caso de autores e obras clássicas, esta exigência não se aplica.

O seu planejamento deve ser feito com o plano de texto.

Esse arquivo foi configurado com as dimensões, formatação e distribuição de tópicos e páginas seguindo os padrões regulamentados pela Associação Brasileira de Norma e Técnicas (ABNT).

Explicação importante : os autores, cujas ideias são abordadas na monografia podem ser mencionados de duas formas distintas. A primeira é no mesmo formato usado no parágrafo anterior, no qual o nome do(s) autor(es) não faz(em) parte do texto, ou seja, (SOBRENOME, data da obra) – neste caso o sobrenome deve estar em caixa alta. A segunda é o formato usado no próximo parágrafo, no qual o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte do texto.

Qualquer proposta ou resultado de pesquisa é apresentado por meio de texto escrito. Logo, o texto deve ser claro o suficiente para indicar aos leitores do trabalho a sua importância, sua contribuição e como foi realizado.

Um texto claro deve ser construído com frases curtas, de no máximo 3 linhas, o que torna a leitura agradável. Além disso, deve-se evitar o uso excessivo do gerúndio.

É importante lembrar que a pesquisa pode ser brilhante e inovadora, mas se o texto não expressar estas qualidades a sua contribuição ficará comprometida. O texto também deverá tornar claras as contribuições com relação ao objeto pesquisado bem como as etapas desenvolvidas durante a investigação.

Outro aspecto de extrema importância na redação de um texto é sua coerência. Não se pode escrever sobre um assunto em um parágrafo - por exemplo, governo; e continuar com outro no próximo – por exemplo, botânica. Quando não há sequência, o texto fica cortado, sem coerência, dificultando a leitura e o entendimento do leitor.

O autor deve estar atento a uma série de pequenos detalhes, os quais nem sempre são simples de perceber. Uma prática importante é ler/revisar o texto escrito. Não existe um texto que não necessite de correções; o primeiro leitor de uma obra é o seu próprio autor.

Entre os principais cuidados que se deve ter durante a redação de um texto científico (ou não!), estão o uso correto da pontuação e de determinadas palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com