TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Retrospectiva E Prospectiva

Artigo: Responsabilidade Retrospectiva E Prospectiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidade Retrospectiva e Prospectiva

 Responsabilidade Retrospectiva

A responsabilidade retrospectiva, no seu todo, está vinculada ao passado, diz-nos das coisas que fizemos ou deveríamos ter feito, de nossos erros e omissões. As maiores controvérsias sobre a noção de responsabilidade estão em sua modalidade retrospectiva, ou melhor, no escopo da responsabilidade retrospectiva. Devemos ser responsabilizados pelas nossas intenções, pelos resultados daquilo que fizemos, pelos efeitos daquilo que fizemos, pelas intenções e resultados, pelos resultados e efeitos ou ainda pelos três juntos? Devemos ser julgados pela falta de cuidado em relação a algo?

 Responsabilidade Prospectiva

A responsabilidade prospectiva, por sua vez, provém das coisas às quais precisamos dar atenção, como a responsabilidade parental ou do governante ou do profissional, ou ainda à responsabilidade ligada a questões morais ou simplesmente por sermos seres humanos. Portanto, vincula-nos às coisas do presente e do futuro.

Conclusão

Em geral, as duas responsabilidades podem ser vistas de maneira moral e de maneira legal. Para alguns autores, por exemplo, Jonas, isso está estritamente vinculado à forma como definimos a nossa responsabilidade prospectiva. Nossas responsabilidades retrospectivas determinarão nossas responsabilidades prospectivas.

Com isso, é de se concluir que considerando as modalidades prospectivas e retrospectivas, é possível supor que quem tem responsabilidade é um agente. Agente porque tem poder. Poder que gera a responsabilidade prospectivamente pelas possibilidades de cuidar das coisas e questões antes que os eventos ocorram; retrospectivamente porque tem a possibilidade de tratar dos efeitos e dos resultados de determinados eventos. Pois, somos sempre responsáveis por, ou seja, X é sempre responsável por Y. Mas, podemos dizer que todo agente é responsável?

Entendemos que as respostas para tais questões não podem ser respondidas nas breves páginas de um artigo, pois exigem estudo minucioso e exaustivo da ética, filosofia e da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com