TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Velho Testamento

Casos: Resumo Velho Testamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  17.273 Palavras (70 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 70

Resumo do velho testamento

RESUMO DE TODOS OS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO

GÊNESIS

A PALAVRA GÊNESIS É HEBRAICA QUER DIZER ÍNICIO

Gn. (01)

DEUS em seis dias criou a terra,separou o dia da noite,o mar do céu é a terra das águas,criou os vegetais,encheu o mar de vida,e o céu de pássaros,a terra ficou cheia de animais e por último fez o homem,como imagem e semelhança ;para dar nomes e dominar todas as outras espécies da terra. DEUS descansou no sétimo dia.

DEUS deu o nome do primeiro homem de "ADÃO" (que em hebraico quer dizer: ser humano.) e da primeira mulher "EVA" (que em hebraico quer dizer:vida.) DEUS deu a eles o Jardim do Éden um paraíso ,porém eles foram expulsos ao comer do fruto proibido por DEUS,o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mau, a serpente foi amaldiçoada por DEUS por induzir EVA a comer da fruta,e EVA por sua vez foi castigada por comer da fruta e induzir ADÃO a também comer,ADÃO por se deixar induzir e comer da fruta desobedecendo assim ao seu criador também foi castigado. ADÃO e EVA tiveram dois filhos fora do Éden: CAÍM (foi agricultor) e ABÉL,(era pastor de ovelhas) mais tarde CAÍM matou seu irmão ABÉL por inveja.e foi castigado por DEUS. ADÃO e EVA após a morte de ABÉL tiveram mais um filho que se chamou "SETE"

Gn.(02)

ADÃO deixou descendentes importantes como: MATUSALÉM (o homem que mais viveu na história da BIBLÍA) 'LAMEQUE pai de NOÉ e o próprio NOÉ que mais tarde construiria a arca e deixaria também descendentes importantes na história da BIBLÍA.

ADÃO MORREU COM NOVECENTOS E TRINTA ANOS

DEPOIS DE ADÃO E EVA VEIO NOÉ (Que em hebraico quer dizer: Descanso) escolhido por DEUS para construir uma arca pois DEUS estava muito triste com as pessoas pelos seus pecados e maldades na terra DEUS iria mandar um dilúvio que acabaria com a terra seus seres vivos.porém mandou que NOÉ colocasse sete casais de animais puros e um casal de animal impuro e colocasse sua mulher,seus filhos e noras,DEUS fez isto para que após o dilúvio voltasse a existir as pessoas e os animais e assim foi DEUS fez chover 40 dias e 40 noites e tudo que avia na terra morreu. DEUS abençoou NOÉ para ter muitos descêndentes ,também fez que todos os animais tivessem medo dos homens e fez um acordo uma promessa a tudo que é vivo na terra que nunca mais destruiria as pessoas e animais e tudo que é vivo na terra com um dilúvio.e como sinal do acordo criou o ARCO IRIS. Assim sempre após uma chuva cair do céu ele aparecerá....

Gn.(03) O descendente mais conhecido de NOÉ foi ABRAÃO filho de TERA que muitos anos depois foi escolhido por DEUS,antes porém deus confundiu a língua de todos os povos na estória de a TORRE DE BABEL DEUS escolheu ABRÃO para fazer dele uma grande nação junto com sua mulher SARAÍ os dois passaram por sofrimentos quando passaram pelo Egito,no caminho que DEUS ordenou que ABRÃO seguisse entra a estória de LÓ sobrinho de ABRÃO que após se separar de ABRÃO seguiu para Sodoma uma das cidades que DEUS destruiu com todo seu povo,menos LÓ e sua família que DEUS poupou mas a mulher de LÓ desobedeceu as ordens de DEUS de não olhar para trás para ver a cidade de Sodoma destruída e foi transformada em uma estátua de sal. LÓ ficou com medo de morar em uma cidade chamada Zoar e foi viver afastado nas montanhas junto com suas duas filhas, suas duas filhas porém o enganaram, lhe deram muito vinho para beber e deitaram com ele para poder ter filhos pois não tinha homem naquela região para elas se casarem e elas queriam lhe dar descendentes,assim nasceu as tribos de Amonitas e Moabitas. Descendentes de LÓ.

Gn.(04)

ABRÃO CONTINUOU SUA CAMINHADA...

DEUS disse a ABRÃO que sua descendência seria igual aos grãos de areia do deserto,mas ABRÃO não acreditava pois SARAÍ sua mulher não podia ter filhos. ABRÃO teve seu primeiro filho com AGAR escrava de SARAÍ pois o nome do menino de ISMAEL ( Que em hebraico quer dizer DEUS escuta) a partir disso DEUS fez um acordo com ABRÃO que ele teria muitos filhos com SARAÍ sua mulher e DEUS mudou seus nomes para ABRAÃO (Que em hebraico quer dizer:pai das nações) e SARA (Que em hebraico quer dizer princesa) e que todos os descendentes homens fossem circuncidados depois do sétimo dia de vida. Após um tempo DEUS deu o primeiro filho a ABRAÃO com SARA quando eles já estavam bem velhos e mandou por o nome do menino de ISAQUE( Que em hebraico quer dizer:ele ri) DEUS ainda pois ABRÃO a prova quando ISAQUE já era um menino pediu ISAQUE em sacrifício a ELE e ABAÃO obedeceu mas antes que fizesse o sacrifício DEUS o Impediu de matar ISAQUE aprovando assim a fé de ABRAÃO. Seu outro filho ISMAEL se tornou um atirador de flechas e se casou com uma egípcia. ISAQUE casou se com REBECA uma parente.ISAQUE teve dois filhos ESAÚ (Que em hebraico quer dizer peludo) e JACÓ (Que em hebraico quer dizer: ou soa parecido com "calcanhar devido a hora de seu nascimento) JACÓ enganou por duas vezes ESAÚ a primeira tomando o direito de filho mais velho,depois o pior enganou seu pai ISAQUE se passando por ESAÚ para receber a benção de filho mais velho e assim foi Quando ficou sabendo ESAÚ planejou matar JACÓ que fugiu .mesmo assim JACÓ foi abençoado por DEUS e protegido.

ABRÃAO Após a morte de SARA casou se com uma mulher chamada QUETURA e teve mais seis filhos e assim com ISMAEL,ISAQUE e seus outros seis filhos começou sua descendência. Os descendentes mais importantes de ABRAÃO vieram de ISAQUE que foi pai de ESAÙ E JACÓ, JACÓ foi pai de JOSÉ

ABRAÃO MORREU COM CENTO E SETENTA E CINCO ANOS -SARA MORREU COM CENTO E VINTE E SETE ANOS. -ISAQUE MORREU COM CENTO E OITENTA ANOS. - ISMAEL MORREU COM CENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com