TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO ESCATOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO: RESUMO DO LIVRO ESCATOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

        Segundo o Novo Testamento, o fim foi inaugurado com a encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Os últimos dias já começaram. Paulo afirma: vindo, porém, a plenitude dos tempos. Deus enviou o seu filho(GL 4:4) apontando para o início de uma nova época. Quando João Batista pregava o arrependimento ele já declarava o mesmo ponto de vista, e Jesus pregava e anunciava que o tempo estava cumprido e o reino de Deus estava próximo. Tudo está cumprido o tempo urge, não temos mais tempo, vidas estão aí a mercê da sorte presas por satanás, temos que pregar a libertação aos cativos antes que seja tarde, eis agora o tempo a oportunidade do arrependimento, de fé, de obediência e aceitar Jesus como Senhor e Salvador e receber a salvação.

        Paulo diz em II Cor 6:2 eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação. O tempo presente da justiça divina é o tempo completo de Deus, em que ele oferece seu favor redentor a todos que renunciam a antiga era, e crêem no Senhor da nova era e se batizam em seu nome. Se alguém está em Cristo é nova criatura. A questão fundamental hermenêutica as interpretações explica em grande parte divergências sobre escatologia que caracteriza o mundo evangélico.

Cada estudioso da escatologia tem sua forma de interpretação da palavra de Deus. Muitas delas nos confunde e não nos convence. Todas as posições escatológicas apresentam complicações na área da interpretação da bíblia. As variadas maneiras de entender a profecia preditiva mostram que os que tentam explicar as numerosas passagens escatológicas tem atitudes divergentes quanta a legitimidade de certos métodos de sustentar interpretações que não são suas.

O Premilenismo

        Os premilenistas crêem que Jesus voltará antes dos mil anos em que Cristo reinará sobre o mundo que sobreviverá a destruição e julgamento que serão visitados sobre a terra na grande tribulação, mas os que sustentam estas posições concordam contra os amilenistas e pós-milenistas que Cristo reinará neste mundo após sua vinda, e cumprirá o propósito de Deus previsto pelos profetas do Antigo Testamento e por João no Apocalipse.

O Amilenismo

        O amilenismo moderno rejeita a separação de Israel/ Igreja. As promessas outorgadas aos filhos raciais de Abraão passaram a ser herança do povo salvo pela redenção de Cristo. É irracional pensar que após a vitória de Jesus Cristo e a concretização do seu reino soberano e eterno, houvesse nova oportunidade para satanás retomar o controle dos ainda existentes incrédulos para encabeçar uma revolta contra o reino estabelecido do Senhor. Assim os amilenistas descartam a possibilidade de realizar um milênio literal nos moldes de apocalipse20.

Pós milênismo

        Uma terceira posição recebeu o nome de pós-milênismo. Esta interpretação escatológica facilmente se confunde com o amilênismo. O reino de Cristo é espiritual, não geográfico isto é localizado literalmente neste mundo de modo que onde há indivíduos que recebem a Cristo e reconhecem sua soberania sobre suas vidas, aí está o reino de Deus. Há também a esperança da conversão de todas as nações do mundo, não na totalidade, mas a grande maioria da população de todos os povos da terra.

Escatologia nos evangelhos

        Tudo que está escrito em Mt 24, Marcos 13 e Lucas 21 nós temos visto acontecer aí no mundo afora através da mídia, televisão, rádio, e internet, tudo isso acontecendo Jesus falou de nações lutando contra nações de reinos se levantando contra reinos, de fomes e terremotos em vários lugares. juntamente com distúrbios internacionais e físicos no mundo. Hoje vemos nos jornais de televisão e internet a perseguição aos cristãos por parte dos que rejeitam a Jesus Cristo, martírios, rejeição pelas nações, o esfriamento do amor de muitos cristãos que tropeçam por causa das dificuldades que encontram em seguir a Cristo. Temos que orar muito a viajar pois pagaremos um alto preço pela nossa fidelidade com Deus. A iniquidade se multiplicará dento a fora das igrejas, mas aquele que perseverá até o fim, esse será salvo.

        O sinal mais claro que a palavra de Deus aponta para o fim, está em Mt 24 e Mc 13, Jesus afirma claramente: não é outro senão a evangelização universal do mundo. E será pregado este evangelho  do reino por todo o mundo, para testemunho isto é, para salvar e condenar os que crêem ou rejeitam em todas as nações. Então virá o fim Mt 24:14. A incredulidade levará o mundo a lutar ao lado do anticristo e sofrerá estas consequências, na realidade, indescritíveis. Ainda sobreviverão incrédulos que verão um sinal visível da existência do Senhor que sempre negaram. Jesus não revela que sinal será este que convencerá a todos.

Os crentes que conhecem a palavra de Deus não devem ser ignorantes quanto aos sinais que mostram a aproximação do dia Hb 10:25. Ao mesmo tempo Jesus nos previne dizendo, vigiai porque não sabeis em dia virá vosso Senhor Mt 24:42 Jesus nos manda vigiar, ficar atento, nos preparar, nós os crentes temos que estar de sobreaviso sempre preparados.

        Não devemos esquecer as repetidas advertências de Jesus Cristo quanto aos perigos dos enganos, a escatologia dos evangelhos não nos oferece ensinamentos caro sobre a ordem dos eventos preditos. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo nosso adversários anda em derredor, como leão procurando alguém para devorar.

Escatologia em Atos e nas Epístolas

        O primeiro parágrafo de Atos nos diz que como Jesus foi assunto ao céu, da mesma forma ele voltará. Seu reinado espiritual hoje no tempo presente deve alcançar os confins da terra. Jesus Cristo está sentado no trono do Pai nos dirigindo como seus servos que somos, concedendo-nos o poder para testemunhar das boas novas da sua salvação a todas as raças e povos  At 1:8 -  4:13 - 16:7 -  17:31 - 28:31. Pedro apresenta a motivação para o arrependimento na mensagem que pregou no templo para que em consequência do abandono do pecado venham da presença do Senhor tempos de refrigério que Cristo, que já foi designado, Jesus ao qual é necessário que o céu receba até a restauração de todas as coisas, At 03: 20-21.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com