TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rituais dos romanos

Artigo: Rituais dos romanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Os romanos expressavam sua devoção aos deuses com oferendas nos templos e, em santuários domésticos, aos deuses lares, embora fizessem, também, procissões, orações e sacrifícios públicos. O culto doméstico, realizado no lar, não parece ter mudado muito durante a história romana. O fogo doméstico constituía o centro do culto, nele eram-lhe oferecidos sacrifícios alimentares quotidianos. O culto endereçava-se aos penates e ao lares, personificações mítico-rituais dos antepassados 2 e ao ''genius'', espécie de "duplo" que protegia o indivíduo. O genius era a essência abstrata do individúo, não existindo em uma forma corpórea.

Os ritos funerários, que terminavam no nono dia após o enterro ou inumação, prolongavam-se no culto regular dos "pais defuntos" (''divi parentes'') ou ''manes''. Duas festas eram-lhes consagradas: os ''Parentalia'', em Fevereiro, e os ''Lemuria'', em Maio 3 . Durante os Parentalia, os magistrados não ostentavam suas insígnias, os templos eram fechados, os fogos extintos sobre os altares e não se contraía casamento. Os mortos retornavam e se serviam do alimento depositado sobre os túmulos. Mas era sobretudo a pietas que apaziguava os antepassados.

Durante os três dias dos Lemuria (9, 11 e 13 de Maio), os mortos (lemures) retornavam e visitavam as casas de seus descendentes 4 . A fim de apaziguá-los e de impedir que arrastassem consigo alguns vivos, o ''paterfamilias'' enchia a boca de favas pretas e, enquanto cuspia, pronunciava nove vezes as seguintes palavras: "Com estas favas redimo a mim e os meus." Finalmente, fazendo barulho com um objeto de bronze para amedrontar as sombras, repetia nove vezes: "Manes de meus pais, afastem-se daqui."

Eram os rituais que garantiam as relações entre o homem e a religião. Garantir os ritos representava a certeza da manutenção da sociedade como a queriam, ordenada e segura 5 . Ao respeitar as regras de comportamento, como o respeito aos deuses, sobretudo em seus espaços, ao curvar-se sob a autoridade dos rituais, o cidadão garantia a ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com