TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Rituais

Artigo: Os Rituais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que são os rituais?

R: uma característica de todas as sociedades humanas, pequenas e grandes. São uma parte importante do modo como qualquer grupo social celebra, mantém e renova o mundo em que vive e do modo como ele lida com os riscos e as incertezas que ameaçam esse mundo.

2) Quais são as duas funções do ritual, segundo Turner?

(a) Criativa e expressiva

(b) Natural e moral

(c) Repetição e comportamento

(d) Nenhuma das alternativas

3) Quais componentes do ritual também podem ser vistos como detentores de um forte valor simbólico?

(a) Roupas, cores, adornos e ritmos

(b) Odores, sabores, movimentos e alimentos

(c) Sons, palavras, gestos e silêncios

(d) Todas as alternativas estão corretas

4) As funções importantes do ritual, especialmente nas sociedades anteriores à escrita são:

(a) Função social e moral

(b) Armazenar e transmitir as informações sobre a sociedade

(c) Dividir as coisas ou ações em categoria

(d) Padronizar os valores

Precisamente os símbolos sempre se constituem em linguagens, que assumem diferentes aspectos, dada a sua clara função de comunicar.

O dicionário Houaiss, entre outros, comenta a utilização do símbolo na antiga Grécia, o qual que serviria para reconhecimento entre amigos. Um objeto poderia ser uma moeda, era dividido ao meio e cada parte ficaria sob a guarda de um deles. No futuro poderiam se reconhecer unindo as partes, ou mesmo seus familiares poderiam fazê-lo, o que garantiria o compromisso de hospitalidade.

A palavra símbolo carrega o significado de juntar, reunir, o símbolo é algo que reúne e que manifesta um sentido, ou sentidos, não perceptíveis de outro modo. Há algo invisível que se faz representar através do símbolo.

Na definição de Sandner (1997) o símbolo pode ser definido como símbolo; “Qualquer coisa que pode funcionar como veículo para uma concepção. Essa coisa pode ser uma palavra, uma notação matemática, um ato, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte ou qualquer elemento capaz de comportar um conceito. Este pode ser de ordem racional e lingüística, imagética e intuitiva, ou referir-se aos sentimentos e valores. Isso não faz diferença, desde que o símbolo o comunique de modo eficiente.

O dicionário de Sociologia relaciona à questão simbólica a função de resguardar e perpetuar a cultura. A humanidade se serviu de representações, sejam elas como sinais apenas ou como símbolos, desde a mais remota antiguidade. O próprio movimento de criar cultura é um movimento de criar representações e significados.

O pensamento simbólico surge como a tomada de consciência primitiva de realidades interiores. Além da presença de simbolismo individual, particular e superficial, existiria, então, um simbolismo coletivo, comum à espécie humana. Um sinal representa apenas um sentido, é algo fixo rígido, como por exemplo, o sinal de adição em uma operação matemática, enquanto que no símbolo coexistem inúmeros sentidos, por exemplo: o preto pode ser símbolo da obscuridade das origens, o estado inicial e não ainda manifesto, mas também pode significar a morte, a passividade, etc.

“Uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou esta imagem têm um aspecto inconsciente mais amplo, que nunca é precisamente definido ou de todo explicado.”

RITUAIS

De acordo o dicionário eletrônico Michaelis, Ritual tem a seguinte definição: adj m+f (lat rituale) 1 Pertencente ou relativo aos ritos. 2 Que contém os ritos. sm 1 Livro que contém os ritos, ou a forma das cerimônias de uma religião. 2 Cerimonial. 3 Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo. Frente à tal diversidade, evidenciamos, logo, que ritual não está apenas ligado à religião ou formas de expressão religiosa. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos ... Em Man and his works: the science of cultural antropology, Melville Herskovits,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com