TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roma

Resenha: Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  209 Visualizações

Roma assim como outras sociedades o trabalho era de todos. Os primeiros reis de Roma colocavam os súditos para trabalhar no arado e lavrar as terras, e o primeiro processo educativo tinha por objetivo a formação consciência moral, um homem capaz de renunciar a si próprio a favor da comunidade.

Essa educação não tinha preocupação com formação física e intelectual, tinham como a preocupação do homem em formar o homem para o trabalho e vida. Educação era voltada para o lar, tanto para os pobres quanto para os nobres.

O papel central era do pai que tinha o poder sobre o filho, pai autoritário, destinado a formar um cidadão, colocado no centro da vida familiar ( vida moral, estudos, letras e vida moral ). As mulheres eram submissa era ela quem educava e os filhos e a quem conficava aos mestres e pedagogos, sendo que a educação era voltada para o papel de esposa e mãe. O ideal romano era ela ser fiel e operosa com papel familiar e educativo.

Na fase arcaica Roma luta para sua autonomia, tendo uma cultura fortemente tradicional, desenvolvendo a agricultura e comércio. Com um caráter prático, familiar e político, destinada a formar em particular os romanos civis superior aos outros pela sua consciência do direito na sua própria comunidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com