TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BETEL BRASILEIRO

Por:   •  17/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.867 Palavras (24 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 24

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BETEL BRASILEIRO – EXTENSÃO SÃO PAULO

MEIRINALVA DE JESUS SIMÕES

METÓDO DE ESTUDO BÍBLICO

SÃO PAULO - SP

2015

MEIRINALVA DE JESUS SIMÕES

CARTA DE 1 JOÃO 2:15-17

Trabalho dissertativo apresentado à disciplina de Método de Estudo Bíblico em cumprimento das exigências e obtenção de titulo de grau em Bacharel em Teologia, período noturno, no Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro - Extensão São Paulo.

Professor: Marcos de Almeida

SÃO PAULO - SP

2015 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CARACTERÍTICAS GERAIS 5

2.1. AUTORIA 5

2.2. DATA 6

2.3. DESTINATÁRIO 6

2.4. PROPÓSITO 7

2.5. CONTEXTO – HISTÓRICO, CULTURAL, GEOGRÁFICO, RELIGIOSO E ECONÔMICO. 7

2.6. ESTILO LITERÁRIO 10

2.7. ESBOÇO 11

3. OBSERVAÇÃO 12

3.1. PERICOPE 12

3.2. PERGUNTAS AO TEXTO 12

4. INTERPRETAÇÃO 13

4.1. RESPOSTAS 13

4.2. ANÁLISE DO TEXTO 15

5. APLICAÇÃO 16

6. CONCLUSÃO 17

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. INTRODUÇÃO

É possível que I João foi concebido para ser uma carta de apresentação para o evangelho de João. A heresiagnóstica do primeiro século, forma o fundo para ambos os livros. O evangelho tem um impulso evangelístico, enquanto que I João foi escrito para os crentes.

O renomado comentarista Westcott relatou que o evangelho afirma a divindade de Jesus, enquanto que I João afirma sua humanidade. Os falsos mestres gnósticos. O dualismo literário estruturado em I João é tanto verbal (luz vs. escuridão), quanto estilístico (a declaração negativa seguida por uma positiva).

Isso é diferente do evangelho de João, que emprega um dualismo vertical (Jesus de cima vs. todos os seres humanos de baixo). É muito difícil traçar I João por causa do uso recorrente de João dos temas. O livro é como uma tapeçaria de verdades entrelaçadas em padrões.

João inicia a carta descrevendo a si mesmo como testemunha ocular que viu a “palavra da vida, a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada”, expressões notavelmente similares às com as quais inicia o Evangelho de João. Sua autenticidade é atestada pelo Fragmento Muratoriano e por primitivos escritores, como Irineu, Policarpo e Pápias. Segundo Eusébio (c. 260-342), a autenticidade de I João, jamais foi contestado.

Contudo, convém notar que algumas traduções mais antigas acrescentaram ao capítulo 5 as seguintes palavras no fim do versículo 7 e no começo do 8. “No céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra. ” (Almeida). Mas, este texto não se encontra em nenhum manuscrito grego primitivo e foi obviamente acrescentado para sustentar a doutrina da Trindade. A maioria das modernas traduções, tanto católicas como protestantes, não incluem essas palavras no corpo do texto principal. – 1 João 1.1,2.

João escreve para proteger seus “amados”, suas “criancinhas”, contra os ensinos errados dos “muitos anticristos” que saíram do meio deles e que tentam seduzi-los para desviá-los da verdade. (2:7-18). Este apóstata anticristo, talvez fossem influenciados pela filosofia grega, incluindo o primitivo gnosticismo, cujos adeptos; afirmavam ter conhecimento especial de tipo místico, da parte de Deus. Tomando firme posição contra apostasia, João trata extensivamente de três temas: pecado, amor e o anticristo. Suas declarações a respeito do pecado, e em apoio do sacrifício de Jesus pelos pecados, indicam que esses anticristos, considerando-se justos, afirmavam ser sem pecado e não ter necessidade do sacrifício resgatador de Jesus.

Seu “conhecimento” egocêntrico tornara-os egoístas e desamorosos, uma condição que João expõe à medida que continuamente acentua o verdadeiro amor cristão. João aparentemente combate as falsas doutrinas deles à medida que expõe que Jesus é Cristo, que teve uma existência pré-humana e que veio em carne; como Filho de Deus para propiciar salvação aos crentes. Tais falsos instrutores são claramente tachados de “anticristos” por João, e ele apresenta diversas maneiras de se reconhecer os filhos de Deus e os filhos do Diabo.

Um aspecto importante na concepção joanina sobre Deus é a sua paternidade, visto que esse assunto percorre toda a primeira epístola. Sobre esse assunto, podemos ver pelo menos vinte declarações apenas na primeira epístola. Na teologia de João, podemos encontrar indícios de que o amor de Deus é Perfeito; no sentido de que nada lhe falta, completo e final. Uma das evidências que temos para isso é que o amor de Deus pode ser aperfeiçoado no cristão, na medida em que busca aproximar-se de Deus. Se o amor que procede de Deus pode ser aperfeiçoado na vida do cristão. Se ele pode chegar a ser completo em sua vida, deve supor que a fonte também o seja.

Não sendo dirigida a nenhuma congregação específica, a carta evidentemente se destinava à inteira associação cristã. A falta de cumprimento no começo, e saudações no fim, também parece indicar isso. Alguns chegam a classificar este escrito como tratado, em vez de carta. O emprego do plural “vós” em toda ela indica que o escritor dirige suas palavras a um grupo, e não a uma só pessoa.

___________________________

D. A. CARSON,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (275.9 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com