TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro Teologia Com Concentração Em Missiologia

Por:   •  28/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BETEL BRASILEIRO

TEOLOGIA COM CONCENTRAÇÃO EM MISSIOLOGIA

GUILHERME ALVES DA SILVA

RESUMO DO CAPÍTULO 1: MISSÃO DO LIVRO

A MISSÃO CRISTÃ NO MUNDO, DE JONH STOTT

JOÃO PESSOA
MAIO DE 2020

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BETEL BRASILEIRO

TEOLOGIA COM CONCENTRAÇÃO EM MISSIOLOGIA

GUILHERME ALVES DA SILVA

RESUMO DO CAPÍTULO 1: MISSÃO DO LIVRO

A MISSÃO CRISTÃ NO MUNDO, DE JONH STOTT

Trabalho entregue a Prof.ª Miss. Adriana Urban, referente à disciplina de Missões e o Reino de Deus, do Curso de Teologia com Concentração em Missiologia do Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro.

JOÃO PESSOA
MAIO DE 2020

STOTT, John R.W. Capítulo 1: Missão in A Missão Cristã no Mundo. São Paulo: Candela, 2008. P.15-34.

  • Existe um conceito histórico de Missão, que o coloca como praticamente sinônimo de Evangelização ou Proclamação, e que o trabalho e outros da vida apenas como trampolins para o kerigma.
  • Do outro lado existe os que equiparam a Shalom e o Reino de Deus com a justiça social, projetam em Jesus um revolucionário e assumem que as revoluções sociais são sinais da chegada do Reino, até mesmo distorcendo textos bíblicos para endossar esta teoria.
  • O autor estabelece 4 tópicos de refutação a isso. Cito agora ipsis litteris:
  1. É uma atitude ingênua considerar todos os movimentos revolucionários como sinais de renovação divina. Depois da revolução, o novo status quo envolve mais injustiça e opressão que aquele que ele substituiu.
  2. As categorias bíblicas de shalom, a nova criatura e o Reino de Deus não devem ser identificados com renovação social.
  3. A palavra “missão” não pode ser usada de maneira apropriada para incluir todas as coisas que Deus está fazendo no mundo. (..) “Missão” diz respeito ao seu povo redimido e àquilo para o que ele o envia ao mundo para fazer.
  4. A preocupação com a mudança social deixou pouco ou nenhum espaço para a preocupação evangelística.
  • Ainda que a Igreja deva se preocupar com a fome, pobreza e injustiça, sua prioridade ainda é a fome de Deus, a pobreza espiritual e a injustiça do pecado.
  • O autor então apresenta a necessidade de se fazer uma “síntese bíblica”, mas apesar de diversos concílios e encontros terem tentado, uma solução não foi encontrada e a polarização continuou. Mas é preciso continuar se refletindo sobre isso...
  • Uma consideração primária que deve-se ter é do caráter centrífugo da missão, e que a Missão da Igreja é a Missão de Deus (Missio Dei), porque Ele é que envia, começando com Abraão e culminando na Grande Comissão.
  • Tratando-se da Grande Comissão, pergunta-se: comissionado para quê? Primeiramente a pregação, o ensino e a conversão, mas vai além, pois no relato joanino Jesus traça um claro comparativo entre o envio do Pai para com Ele e o envio dEle para conosco. Distingue-se no ponto que Ele veio para salvar, e nós não, mas assemelha-se quando diz-se que:
  1. Ele veio para servir, portanto devemos ser servos.
  2. Ele foi enviado para o mundo, e não o fez como um alienígena, mas identificando-se conosco, de igual modo devemos penetrar na sociedade de maneira imersiva e sacrificial.
  • O autor então questiona: Qual deve ser a relação entre Evangelização e Ação Social? Não se pode abraçar um e rejeitar o outro. Tentou-se, ao longo do tempo, encontrar equilíbrio das seguintes formas:
  1. Considerando a ação social como um meio de evangelização. Assim, a conversão é o objetivo principal em vista, e ação social um meio para este fim (a isca do anzol, o açúcar da pílula). Mas isso é problemático pois “cheira à hipocrisia” e costuma produzir falsos cristãos, adeptos por interesse.
  2. Tomando a ação social como uma manifestação de evangelização. A diferença é essencial, pois deixa-se de manusear subterfúgios externos, e passa-se a ter a Ação Social como parte interna da tarefa missionária, motivada por amor e compaixão (não por interesse), tornando-se um “sinal visível” pregação.

Citando Taylor, Hodder e Stoughton, ele afirma que “os cristãos são chamados para articular o evangelho por meio da maneira que eles falam (proclamação), por meio do que eles são (testemunho) e por meio do que eles fazem (serviço)”

Porém, para Sott, o problema está em fazer do serviço uma subdivisão da evangelização, um aspecto da proclamação, e que se a ação social é a pregação visível, ela ainda está esperando um retorno, logo permanece como um meio para um fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (200.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com