TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Instrução do Aprendiz Maçon

Por:   •  19/4/2021  •  Abstract  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 3

A GI D GADU

GLUSA Grande Loja Unida Sul Americana

A R L S ATLANTICA 38

[pic 1]

Trabalho do Grau de Aprendiz Maçom

Título do Trabalho

SEGUNDA INSTRUÇÃO

Nome do Irmão

ANDERSON RAFAEL CARMINATTI

CIM: 038-1277-20

Grau 1 AP∴M∴

Or. de Itajaí, 13 de abril 2021. EV 

Segunda Instrução 

É evidente que para enfrentar uma missão de tamanha responsabilidade, o Maçom deve desenvolver e educar, como base da sua aprendizagem, as três grandes forças da consciência humana: conhecer, sentir e querer; ciência, emoção e atividade; experiencia, sentimentos e força.

Sempre serão estes três formidáveis poderes: conhecimento esclarecido e orientado das coisas; força educada e disciplinada, sendo puro de beleza.

Esses ensinamentos ministramos com o auxílio dos símbolos. Se o Apr der a esses símbolos uma atenção superficial, compreendera que existe entre o destino dos nossos IInst de Trab e a função das virtudes humanas uma perfeita correspondência e isso lhe ensinara a por em jogo as forças existentes no seu EU. Ao se aprofundar ainda mais, começará a sentir um dos grandes mistérios da nossa Subl Ord: a maneira de robustecer e por em ação aquelas forças que me referi.

É tão vasto e tão sublime o ensinamento que se contém na Régua de 24 PPol∴, que é difícil resumi-lo em poucas palavras. Significa que o Maçom não pode agir sobre meras conjecturas em caso algum. O Maç deve conhecer, avaliar e justapor a utilidade de cada uma das suas ações. Sábio no vocabulário maçônico significa aquele que conhece o valor e a repercussão de cada um dos seus gestos, de cada ideia que publica, de cada ação que põem em prática. Sabedoria é a prudência e só é prudente quem sabe medir.

        O Cinzel representa as nossas faculdades morais, mentais e espirituais, subordinadas ao nosso saber e a nossa prudência. Sem desenvolver essas forças o Maç não poderia agir no meio que o circunda e nem dar feição a sua própria natureza. A ação do Maç bem como a do Cinz há de se exercer sobre linhas rígidas e certas previamente traçadas com o uso da Régua, é imprescindível garantir-lhe a necessária potencialidade de penetração se não quiser deixar a obra inacabada e sem valor, o Cinz é a beleza em ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (561.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com