TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço de Capelania

Tese: Serviço de Capelania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Tese  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme as apostilas estudadas: Capelania Cristâ

O serviço de Capelania consiste num ministério de apoio, fortalecimento, aconselhamento, evangelização e consolação junto aos necessitados, enfermos, encarcerados, desabrigados e seus familiares.

Consiste em levar conforto em horas de angústia, incertezas, aflição e desespero e compartilhar o amor de Deus por meio de atitudes concretas: presença, gestos, palavras, orações, textos bíblicos, música, silêncio.

Capelania é um propósito e ação de exercer e colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo conforto e conhecimento espiritual, reflexão, desenvolvimento e aplicação. Na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.30-37) verifica-se que curar é uma forma de amar. Para Jesus, materializar um processo de ajuda ao caído á beiro do caminho consiste em enxergá-lo em sua dignidade humana ferida isto significa que mesmo caído á beira do caminho esse indivíduo continua a ser imagem e semelhança de Deus, de acordo com o relato bíblico de Gênesis(Gn1,20), ou seja socorrer o sujeito que está caído á beira do caminho significa socorrer o próprio Deus (Mt 25,40). Portanto, isso significa que estamos sempre grávidos do divino, pois o mesmo permanece em nós.Capelão cristão fiel no exercício da sua eleição e chamado divinos, deve cultivar objetividade e não ser envolvido emocionalmente no exercício do seu chamado. (Lc 10,30-37) verifica-se que curar é uma forma de amar. “ Para Jesus, materializar um processo de ajuda ao caído á beira do caminho consiste em enxergá-lo em sua dignidade humana ferida”

Isto significa que mesmo caído á beira do caminho esse indivíduo continua a ser imagem e semelhança de Deus, de acordo com o relato bíblico de Gênesis (Gn1,20), ou seja socorrer o sujeito que está caído á beira do caminho significa socorrer o próprio Deus.

O trabalho de Capelania oferece uma grande satisfação de ser útil, oferece contato humano e convivência com pessoas diferentes e oportunidade de aprender. Sentir vontade ou necessidade de viver essa troca é simples: basta dar o primeiro passo e transformar desejos e vontades em ação.

Trata-se portanto, de uma ética do amor, de respeito, voltada ao próximo, ao necessitado sem preconceitos em relação a religião, á etnia ou á classe social do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com