TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capelania Cristã

Trabalho Universitário: Capelania Cristã. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 3

QUAL É A FORMA MAIS SAUDÁVEL DE EXERCER A CAPELANIA EM TODAS AS INSTÂNCIAS?

Capelania é um propósito e ação de exercer e colaborar na formação intergral do ser humano, oferecendo conforto e conhecimento espiritual, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania. Também é um instrumento de divulgação do Evangelho, é um trabalho de assistencialismo, com enfoque espiritual, que leva as pessoas que estão com problemas, a enfrentar de forma séria e realisticamente as suas frustrações, medos, desilusões, traições e desapontamentos. A capelania é uma atividade essencial na vida cristã, temos que exercer-lá nas seguintes locais: Escolas,Lares,Presídios; Hospitais; Quartéis Militares; Cemitérios;Sindicatos;Empresas públicas e privadas;Clubes;Creches; Asilos; Sanatórios;Condomínios;Instituições Públicas(Câmara, Prefeitura) entre outros. O capelão Hospitalar habilidoso, transmite o Evangelho com a função de completar o atendimento dispensado ao indivíduo por parte dos médicos e enfermeiros trazendo ao indivíduo e seus familiares um senso de confiança e tranquilidade, preparando-os psicologicamente, para o tratamento que se seguirá, injetando fé em seus corações. O capelão deve transmitir amizade, compreensão e amor, principalmente amor. A partir dessa espiritualidade, o capelão se torna um pedagogo da fé. Líder religioso carismático na comunidade, tem que ter um bom relacionamento com outros religiosos. O desafio é grande, mas não intransponível.Com a graça de Deus aliada á busca do preparo bíblico, teológico e técnico, poderemos servir a Deus, oferecendo um trabalho com qualidade aos que nos procurarem.

Exercer a capelania de forma saudável é levar conforto em horas de angústia,incerteza,aflição e desespero e acima de tudo compartilhar amor de Deus por meio de atitudes concretas: Presença, gestos, palavras, orações, textos bíblicos, música, silêncio, o capelão é um agente gerador de vida e esperança em meio a dor, sofrimento e morte, por isso deve ser um homem de oração constante e de comunhão profunda com Deus. Exercer a capelania de forma exemplar é um gesto de amor, o bom capelão deve ser irrepreensível.( Na parábola do Bom Samaritano(Lc 10.30-37) verifica-se que curar é uma forma de amar. ”Para Jesus, materializar um processo de ajuda ao caído á beiro do caminho consiste em enxergá-lo em sua dignidade humana ferida isto significa que mesmo caído á beira do caminho esse indivíduo continua a ser imagem e semelhança de Deus, de acordo com o relato bíblico de Gênesis(Gn1,20),ou seja socorrer o sujeito que está caído á beira do caminho significa socorrer o próprio Deus (Mt 25,40). Portanto, isso significa que estamos sempre grávidos do divino, pois o mesmo permanece em nós. Capelão cristão fiel no exercício da sua eleição e chamado divinos, deve cultivar objetividade e não ser envolvido emocionalmente no exercício do seu chamado.

CONCLUSÃO

Requer-se do capelão uma ética exemplar e uma postura irrepreensível.

Um gesto de amor. ( Na parábola do Bom Samaritano (Lc 10,30-37) verifica-se que curar é uma forma de amar. “ Para Jesus, materializar um processo de ajuda ao caído á

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com