TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capelania

Trabalho Escolar: Capelania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 2

Capelania é um propósito e ação de exercer é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo conforto e conhecimento espiritual, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

No que se refere à capelania deve-se observar, inicialmente, que é uma ação que nasce a partir da interação e da relação de ajuda, de auxílio, de cooperação e de cuidado humanizado, onde a marca principal é a da solidariedade e da fraternidade.

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

Também é um instrumento de divulgação do Evangelho, é um trabalho de assistencialismo, com enfoque espiritual, que leva as pessoas que estão com problemas, a enfrentar de forma séria e realisticamente as suas frustrações, medos, desilusões, traições e desapontamentos.

O capelão deve transmitir amizade, compreensão e amor e uma espiritualidade que o torna um pedagogo de fé. O desafio é grande, mas não impossível, com a graça de Deus aliada à busca do preparo bíblico, teológico e técnico, podendo oferecer um trabalho de qualidade aos que procurarem.

O capelão, seja qual for o contexto em que os tiver inserido, tem a missão de ajudar a pessoa em seu crescimento utilizando os instrumentos próprios da ajuda cristã ou pastoral, os quais já foram citados acima a bíblia, a oração, a visitação, a meditação, a exortação, o perdão, a comunhão, dentre outros.

A capelania é saudável quando oferece conforto, uma forma de exercer-la em toda instância é procurando aliviar os corações dos aflitos, as tristezas, angustias e solidão do próximo. Mostrando que o mesmo Deus que cuida de nó, cuida de todos independentes se estamos enfermos ou abandonados.

A capelania é saudável quando é exercida de forma verdadeira, transmitindo conhecimento espiritual baseando-se na palavra de Deus, levando o próximo a reflexão, a tomar atitude em relação a sua vida acreditando que a sua vida tem jeito em nome de Jesus. Deve ser exercida aplicando os valores cristão e princípios éticos de forma responsável consciente, acreditando na transformação da pessoa que se ele pode sim ser uma nova criatura.

REFERÊNCIAS

SILVA, A. C. A Capelania Hospitalar: uma contribuição na recuperação do enfermo oncológico. 2010. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2010.

Material de Apoio. Vida e Obra de Tertuiliano Cartago. Disponivel a partir de : <http://www.ead.cesumar.br/> Acesso em: 09 de fev de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com