TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Será Deus O Deus Da Bíblia?

Artigo: Será Deus O Deus Da Bíblia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Urano, deus grego do firmamento, gerou com Gaia, a Terra, e filha do Caos, doze Titãs, gigantes grotescos, dos quais somente um - Crono -, sobreviveu à ira destrutiva paterna, pela interferência da mãe.

Segundo as lendas transmitidas oralmente - já fundidas desde os tempos pré - históricos -, antecedendo Zeus, surge na mitologia grega o filho da conjunção entre o céu e a terra, chamado Tempo (ou Cronos). Diante da profecia materna de que seria destronado por um dos filhos, o irado deus Cronos passou a devorar todos os descendentes, entretanto, a mãe terra pariu, salvou e escondeu o filho ZEUS em uma caverna na Ilha de Creta.

E Zeus, o supremo deus do panteão grego, lançou Cronos na profundezas do mundo inferior, no abismo de Tártaro (qualquer semelhança com a região subterrânea onde habitam os mortos, ou o inferno cristão, não terá sido mera coincidência). Hipóteses antigas atinentes a existência de uma evoluída civilização subterrânea não estão ainda hoje totalmente descartadas.

De grande importância na mitogia, surge assim a personagem Zeus, filho do Céu e da Terra, confirmando posteriormente a eterna influência da cultura grega sobre os demais povos.

Como Senhor do Universo, inicialmente simbolizando o céu, o raio e a tempestade - apesar de sua fraquezas humanas -, Zeus se tornou um deus salvador, protetor da famílias e das comunidades. Haveria qualquer semelhança com o monoteísta deus Hebraico conhecido como Javé? Do mitológico Zeus se originou a representação de um supremo Deus sentado em um trono, segurando um cetro. Assim, posteriormente, serviu também de motivo para a inspiração do deus latino Júpiter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com