TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEÓLOGO COMO FORMADOR DE OPNIÃO

Monografias: TEÓLOGO COMO FORMADOR DE OPNIÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  10.452 Palavras (42 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 42

ITQ - INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

NOME

MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO:

QUAL O OBJETIVO DE USAR MÉTODOS

PARA O ESTUDO BÍBLICO

CIDADE

2013

RESUMO

O objetivo de usar métodos para o Estudo Bíblico é nos ajudar, de forma simples, a diariamente estudar a Bíblia, a compreender e interpretar de forma clara o que Deus quer falar ao seu coração, apresentando as principais ferramentas para uma investigação das escrituras, levando a uma prática diária de estudo bíblico e comunhão com Deus.

Visa indicar métodos de como estudar a Bíblia de forma harmoniosa e os primeiros passos para meditar na Palavra de Deus e fazer uso do grande ensinamento que ele nos concede.

Palavras-Chaves: Método, Estudo, Objetivo, Bíblia

Estudar a Bíblia é um desejo comum entre os cristãos, mas muitos destes não sabem como começar ou qual método utilizar para conhecer a Bíblia profundamente, nos aprofundando no conhecimento da Palavra de Deus, deixando que o Espírito Santo nos instrua.

sobre "como" estudar a Bíblia. Parte do pressuposto de que você já sabe a importância do estudo pessoal da Bíblia, que você já foi exortado muitas vezes para esse dever cristão e que você espera que alguém lhe mostre como fazer.

A Bíblia nos ensina que não podemos ser discípulos de Jesus Cristo se não temos uma ingestão regular da Palavra de Deus. Em certa ocasião, Jesus disse aos seus seguidores: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8.31,32). Quando olhamos a história da igreja cristã, descobrimos que o denominador comum de todo grande homem e mulher de Deus é que eles conheciam as Escrituras e passavam tempo de modo consistente e regular com o Senhor na sua Palavra.

Nunca antes na história da humanidade a Bíblia esteve mais acessível aos que vivem no mundo ocidental. Contudo, nunca houve tamanha fome pela Palavra de Deus. Temos Bíblias em hotéis, motéis, consultórios médicos, bibliotecas e na maioria de nossas casas; não obstante, grande parte das pessoas desconhece o que as Escrituras têm a dizer. Vivemos em dias de analfabetismo bíblico, até entre o povo de Deus.

Cada método de estudo constante neste livro é apresentado de tal modo que todo crente em Cristo poderá seguir os passos sugeridos e será capaz de extrair por conta própria algo do estudo das Escrituras. Tenho certeza de que a leitura, o estudo e o uso deste livro farão de você um discípulo biblicamente instruído do Senhor Jesus Cristo — útil como trabalhador em sua igreja local para alcançar os perdidos com o Evangelho e treinar os crentes no discipulado.

Entre as reivindicações do discipulado incluem-se a chamada ao compromisso de homens e mulheres que seguiriam Jesus. Eles crescem como discípulos embrenhando-se na Palavra como hábito de vida e aplicando-a consistentemente na vida cotidiana.

George Mueller (1805—1898), diretor de uma série de orfanatos em Bristol, Inglaterra, durante o século xix, era conhecido como homem de fé e oração. E espantoso ler as respostas à oração que este homem teve durante sua longa vida. O que o tornou homem de fé e oração? Durante a vida, ele leu a Bíblia do início ao fim mais de duzentas vezes, e em mais da metade dessas leituras, ele o fez de joelhos, orando em cima da Palavra e estudando-a diligentemente.

Quando conhecemos a Palavra de Deus tão bem assim, conhecemos a vontade de Deus para nossa vida. Quando conhecemos a vontade de Deus, podemos orar especificamente e obter respostas específicas.

Se numa reunião na igreja perguntássemos: "Quantos crêem na Bíblia de capa a capa?", provavelmente todos levantariam a mão. Entretanto, se perguntássemos: "Quantos a lêem regularmente de capa a capa?", poderíamos não obter sequer uma resposta. Parece que somos culpados de estar mais interessados em defender a Palavra de Deus do que em estudá-la.

Em uma noite típica, o cristão comum se senta e assiste à televisão por três horas, mas só lê a Bíblia por três minutos antes da hora de dormir. E ainda ficamos admirados com a falta de maturidade espiritual? Muitos cristãos são mais fiéis em ler colunistas famosos ou as páginas de esporte do jornal do que ler a Palavra de

Deus. Sei de não-cristãos que não saem de casa pela manhã sem que tenham lido o horóscopo. O que aconteceria se os cristãos se entregassem com empenho igual a ler a Bíblia cada manhã antes de ir para o trabalho, a escola ou o shopping? Mudaria suas vidas e as vidas dos que o cercam.

O apóstolo Paulo disse algo importante sobre as Escrituras. Escrevendo a Timóteo, ele declarou: Quanto a você, porém, permaneça na coisas que aprende e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda Escritura ê inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.14-17).

Paulo nos dá duas razões para conhecermos as Escrituras. O primeiro propósito é que venhamos a conhecer Jesus Cristo e receber sua salvação (v. 15). Aprendemos sobre ele e a redenção pela Palavra. O segundo propósito da Escritura é nos ajudar a crescer espiritualmente para que sejamos equipados a fazer o que quer que Deus queira que façamos (v. 17). Os meios desse crescimento são ensino (doutrina), repreensão, correção e instrução (v. 16). O ensino nos mostra o caminho no qual devemos andar; a repreensão nos indica onde saímos do caminho; a correção nos conta como voltar ao caminho direito; e a instrução na justiça nos ensina como ficar nesse caminho. Isto significa que a Bíblia é o guia completo para vivermos a vida cristã.

Próximo do fim do ministério de Jesus, os líderes judeus tentavam enganá-lo com perguntas complicadas sobre a lei. A certa pergunta que os saduceus tinham projetado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com