TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Tese: Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 19

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.

Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.”

(Autor desconhecido)

Sumário

Agradecimento 4

Exercício de Avaliação – Atividade 7 - Pág. 39 6

Solidão - Atividade 6 – Pág. 53 7

Teste psicológico para determinar o grau de autoestima: Pág. 59 . 9

Estímulos Fóbicos - Pág.61 10

Conclusão 14

Bibliografia 15

Agradecimento

Antes de tudo, quero expressar aqui a minha admiração por este Mestre, Pastor e professor Albert Friesen, qual, apesar da pouca convivência, muito aprendi. Professor, obrigado por seus ensinamentos e conselhos. Que Deus possa continuar lhe abençoando e muitos outros livros possam ser escritos, pois tem abençoado a mim e muitas outras pessoas.

Livro: Cuidando do Ser – Treinamento em Aconselhamento Pastoral

Autor: Albert Friesen, 3ºEdição, (Curitiba 2012) Editora Esperança

Exercício de Avaliação – Atividade 7 - Pág. 39

Avalie-se subjetivamente em cada um dos pontos acima mencionados. Avalie suas capacidades e a eficácia do exercício de seu aconselhamento, dando a si mesmo uma nota em cada um dos itens acima. Evidentemente, não existem critérios objetivos para medir a capacidade e eficácia do exercício do aconselhamento. Faça a avaliação utilizando-se do critério de sua opinião. Outra forma de fazer a avaliação pode ser desenvolvida, pedindo a um colega de trabalho ou uma pessoa que conheça sua atuação como conselheira que avalie suas capacidades de conselheiro. Espero que você faça nova avaliação afinal da leitura e estudo deste livro. Assim você poderá observar seu desenvolvimento como conselheiro pastoral.

Como a próprio exercício diz: “- não existem critérios objetivos para medir a capacidade e eficácia do exercício do aconselhamento.” Porém temos sempre alguém para nos auxiliar a sermos melhores, assim acredito eu. Pois pra mim existe pessoas que me ajudam na escola, em casa, na rua, na igreja, no trabalho e aquela ajuda qual creio que pode ajudar e transformar qualquer pessoas que é aquela que vem do alto, que vem de DEUS. Mas no caso do livro, de acordo como o professor pede, tive que contar com a ajuda de minha esposa, minha amada Soeli De F. Marques Hoffmam para que pudesse me ajudar. Sendo assim, começamos a sessão, ela fazendo os questionamentos e eu respondendo, ah!!! Tudo estava sendo filmado, porém eu não sabia, sabe minha esposa tem um grau de percepção muito grande, porém ela é muito detalhista, já está mais que claro que estou contando com a ajuda dela para responder este questionário. Aqui vou relatar algumas perguntas correlacionadas ao livro e outras que minha Digníssima esposa fez. Primeiro ela começando perguntando meu nome completo, minha idade, nome de meus pais, quantos irmão eu tinha, e foi indo até chegar no livro. Como ela fez, até me pareceu normal, como se eu estivesse conversando com ela. Mas, na hora de fazermos a análise, algumas coisas não eram muito do jeito qual eu pensava e agia. Eu sempre saúdo normalmente as pessoas, sou até popular demais as vezes, porém não estava usando adequadamente meus 72 músculos da testa e nem os outros 14 bucal, não estava sorrindo muito, pois eu acreditava que eu teria que sorrir só pra quem eu conhecesse, pois como disse então sorrio e cumprimento as pessoas pelo nome quando as conheço, caso não, simplesmente as cumprimento. Sou amigo e gosto de conversar olhando nos olhos e também gosto que olhem em meus olhos quando falam comigo. Procuro sempre ser cordial e generoso, pois sempre abro a porta do carro, mando flores, se ver alguém tentando fazer algo e eu ver que ela precise de ajudo, nem espero me chamar. Quando me aproximo das pessoas, sem ser intrometido procuro saber da vida delas, se precisam de algo, se estão felizes, não para fofocar, porém para ajudar. Eu amo elogiar, mas quando chega na crítica, infelizmente deixo a desejar, mas sei que vou mudar, pois eu não consigo falar normal, acho até que eu grito, mas já mudei muito e muito ainda tenho a aprender. Sempre quando há alguma dúvida no ar, procuro chamar os interessados para uma conversa franca e se me convencerem que estou errado peço desculpas, porém se eu estiver certo, se a pessoa não se desculpar, eu peço pra que ela se desculpe. Afinal errar é humano, porém não assumi-lo é tolice.

Mais um erro fatal meu segundo o livro é que pra mim, a opinião dos outros, quando relacionado a minha vida, pouco ou quase nada importa. Isso não quer dizer que não as escuto, porém não as ouço. Procuro sempre aprender, mas as pessoas as vezes querem se intrometer demais na vida dos outros, e eu não acho certo e não acharei até que me provem o contrário. (Quando é família e amigos próximos eu tolero). Sou muito detalhista em meus a fazeres, gosto muito da perfeição e trabalho para isso, sabemos que não é fácil, mas a minha parte procuro fazer, como dizia meu saudoso e velho sogro: “- Você não é obrigado a fazer nada, porém se o fizeres, que faça bem feito.”

Até aqui, este livro muito tem me ajudado, pois tem uma frase de minha esposa que gosto muito que diz: - “Um erro só passa a ser percebido, quando nos deparamos com o que é certo.

============================

Solidão - Atividade 6 – Pág. 53

Questionário de avaliação de sentimentos de isolamento e solidão

Este exercício consiste em simplesmente ler cada questão, e depois responder a afirmativa ou negativamente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com