TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Trabalho Universitário: Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto

Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).

Naquela época havia um problema sério com insetos como moscas e pulgas, a água para ser consumida, tinha de estar sempre bem tampada e ainda assim os insetos sempre entravam nas vasilhas. Então era necessário coar a água para ser consumida. Assim houve entendimento por parte do povo, quando Jesus falou em coar o mosquito (Mateus 23:24). No panorama bíblico o Senhor estava fazendo uma advertência quanto ao comportamento dos Escribas e Fariseus que davam mais importância a fatos de pequena relevância (como coar o mosquito) do que importarem-se com que era realmente relevante para o reino de Deus.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no

Pentateuco. (Pentateuco).

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa “cinco livros”. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. Foram sendo também, reformuladas, adaptadas e atualizadas segundo os costumes de cada época. As Histórias mostram como e por que o Deus que se revelou na sarça ardente para Moisés, com o nome de Javé, é o único Deus verdadeiro. Foi Ele que tirou o povo da escravidão do Egito e o conduziu, através do deserto, até a terra de Canaã. E ali fez deste povo uma comunidade livre e fraterna. Lendo as histórias dos cinco livros, vamos vendo que esse Deus é o Deus dos Patriarcas, o Deus criador, que está presente na humanidade e sustenta tudo que existe. As leis que aparecem nesse primeiro conjunto da Bíblia, são leis muito antigas, e muitas delas parecem estranhas para nós. Mas todas elas giram em torno de um núcleo central fora do qual elas perdem sentido:-São as leis dadas por um DEUS livre, que quer a vida e a liberdade das pessoas, na sua vida pessoal como comunitária.

Jesus, que veio trazer a libertação e a vida em plenitude, não aboliu, mas aprofundou o espírito dessas leis. Ele próprio apresentou um resumo de toda a LEI: “Tudo o que vocês desejam que as pessoas façam a vocês a elas. Pois esta e a Lei e os Profetas”. (Mateus 7,12).

Gênesis: No Pentateuco temos os seguintes livros: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Nele vamos encontrar: - A criação do mundo - A criação do homem e da mulher - A história dos Patriarcas - A História de José, filho de Jacó.

Êxodo: – a palavra significa “saída”. É a história do povo sendo libertado por Deus. O Êxodo dá o sentido a toda Bíblia, pois a idéia que se tem de Deus, está fundamentada nesse livro. Sua mensagem central é a revelação do nome de Deus:JAVÉ EU SOU AQUELE QUE É.

Um destaque para Moisés, salvou o povo da escravidão do Egito a mandado de Deus. Javé lhe falou na sarça ardente e muitas outras vezes. Foi o salvador do povo, o grande líder do tempo no deserto. Conseguiu organizar o povo em grupos tendo cada grupo um líder ancião que com ele governava. Foi um período de grande aprendizagem para esse povo. Um assunto forte do Êxodo, que os hebreus levam para sempre, é LIBERTAÇÃO. Após a saída do Egito, o povo tem o seu Deus que se revelou e o ama. Partem em busca da terra prometida por Deus. Aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com