TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia: A Religião Como Fornecedora de Sentido

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

ATV: A religião como fornecedora de sentido

Questões para aprofundamento:

1. Faça uma pequena síntese do texto.

2. O que significa estudar teologia no contexto do mundo contemporâneo?

3. Como se constrói o diálogo entre teologia e o mundo atual?

4. Que realidades a reflexão teológica pode iluminar e que desafios deve ajudar

a superar?

Resoluções:

1. No texto, é comentada a importância da Teologia em destaque na contemporaneidade, a priori do pensamento sobre a importância de designar a reflexão e o estudo de Deus numa constante caminhada aliada a Bíblia. Para tal, o autor coloca em discussão o papel desse estudo definindo um conceito que parte de um ponto de vista histórico, já que o termo Teologia com o passar do tempo e contexto, muda seu conceito, este que é definido em Deus como razão máxima para a existência que transpõe o universo, logo a existência do homem enquanto mediado pela fé no criador. Para tanto, há uma necessidade de haver um encontro do ser humano com a compreensão na sua fé em Deus para que este possa ser interligado ao caminho de dele, assim despertando sua real razão.

Além disso, o diálogo proposto do homem com deus, é importante para a existência da criação do paradigma em: o homem como causa e reação de sua própria fé, tendo em vista que o ato de estudar a Teologia se trata de uma nova dimensão sobre o ato de ter essa fé, e ir de encontro consigo mesmo partindo de Deus.

2. Na atualidade, o aprendizado da Teologia tem a acepção de difundir o estudo, costume, a ciência e a reflexão sobre a palavra de Deus e os diversos âmbitos relacionados a ele, bem como o seu impacto na existência humana à partir de uma constante dedicação a bíblia, a qual torna-se responsável pela criação dessas reflexões.

3. Ocorre por meio da conexão do nosso ''eu'' em conjunto a vossa semelhança e diferença, assim formando uma forma de maior conexão com o Criador e sua infinita grandeza.

4. Em uma sociedade em que os homens estão cada vez mais distantes de seus propósitos espirituais e mais ligados a bens materiais, faz-se mais do que importante o contínuo estudo e reflexão teológica, que por si só já ultrapassa séculos, para reaver a vossa semelhança com Deus, já que ele é a sapiência que vai além das nossas limitações e transpõe as futilidades do homem na Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com