TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE EM TODOS OS SENTIDOS

Tese: DIVERSIDADE EM TODOS OS SENTIDOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PATRÍCIA LÚCIA ARAÚJO

DIVERSIDADE

DIVERSIDADE EM TODOS OS SENTIDOS

Vespasiano

2013

PATRÍCIA LÚCIA ARAÚJO

DIVERSIDADE

DIVERSIDADE EM TODOS OS SENTIDOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem.

Prof. Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete,

Vespasiano

2013

Ao longo do processo de adaptação do homem ao meio social em que vive, e do ponto de vista linguístico, físico, ético, classe social, cultural e histórico, e em virtude da grande extensão territorial e principalmente pela desigualdade social, fazemos com que haja intolerância em não aceitar a diversidade que existe ao redor de cada um de nós, a diversidade é um componente do desenvolvimento social e cultural da humanidade. Sendo que se faz presente na produção dos valores, experiência de sociabilidade e de aprendizagem.

FIGURA 1

http://www.papai.org.br/diversidade/diversidade.html

Significa afirmar a diferença sem com isso destruir o outro, nem mesmo destruir-se. O fato é que para afirmar o meu “eu” não preciso necessariamente passar pela negação do outro. [...] O outro, que é diferente, não é algo que possa ou não deva existir. Ele existe. (ITANI, 1998, p. 128).

Será realmente que somos capazes de conviver com a diferenças que nos cerca, ou simplesmente resaltamos os pontos positivos, para que haja uma rejeição em relação ao diferente. Tentar entender o que seja a diversidade é uma forma dos professores trabalharem com o objetivo de contribuir com a ampliação de ideias e diálogo, propondo debates, levantando discussões sobre as diferenças sociais no dia a dia, seus colegas, seus interesses possibilitando o crescimento pessoal do indivíduo, para que ele possa tornar-se um cidadão transformador da sociedade. A diversidade é muito mais do que um conjunto das diferenças, estamos lidando com a construção histórica , social e cultural das diferenças a qual está ligada as relações de poder, aos processos de colonização e dominação.

FIGURA 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com