TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Bíblica E O Ministério Pastoral

Artigo: Teologia Bíblica E O Ministério Pastoral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Temos quatro grandes áreas no estudo da teologia:

• Teologia bíblica

• Teologia sistemática

• Teologia histórica

• Teologia prática ou pastoral.

Fazer uma distinção entre todas elas nem sempre é uma tarefa fácil, pois afinal todas fazer referência ao relato bíblico. Em relação a sistemática podemos afirma que ela é bíblica, mas que a teologia bíblica não é sistemática.

O ponto de partida da teologia bíblica é o próprio texto bíblico. Por isso, a importância de outras matérias como hermenêutica, exegese (é impossível elaborar a teologia bíblica sem a ajuda da exegese), história, etc. A teologia bíblica leva em consideração o contexto em que o texto foi escrito, para qual momento, para qual realidade.

O ponto de partida da teologia sistemática, como o próprio nome indica, é o tema ou o tópico. Procura-se sistematizar o tema de maneira coerente não a partir de um único texto, mas a partir de toda a narrativa bíblica.

Porque precisamos de teologia?

O estudo da teologia nem sempre é apreciado pela igreja.

Muitos nutrem uma ideia de que o estudo da teologia mata o espírito, o fervor e abafa a fé das pessoas. Divulgam a falácia de que a teologia favorece o surgimento das heresias. Quem frequenta uma escola teológica está debaixo de suspeita e sob constante observação pelos demais membros da igreja e a pergunta que se faz é até quando o estudante vai aguentar na escola.

A função da teologia seja ela bíblica, histórica, sistemática ou prática é a de justamente corrigir as ações da igreja. A história do cristianismo mostra que a igreja quando em contato com a cultura não somente modifica aquela cultura, mas também é modificada pela cultura. Esse processo é inevitável. A igreja em Moçambique (África) é diferente da igreja no Chile (América do Sul) ainda que as duas tenham a Bíblia como livro de fé e prática.

Muitas vezes essa correção não é tão simples. Existe um tipo de prática eclesial que se assemelha a "religião popular" que é mais fácil de detectar, pois é grotesca beirando a insanidade total. Quando você se depara com algumas coisas que, por exemplo, a igreja brasileira está fazendo, imediatamente você pode dizer: “isso não é bíblico”. Alguns usam a expressão: “Isso não vem de Deus”. Ao fazer essas afirmações, você as faz baseado em algum conceito teológico advindo de uma ou das quatro áreas da teologia mencionadas acima.

Todavia, em relação aos praticantes dessa “religião popular” os nossos argumentos teológicos não funcionam muito, pois a religião popular opera diretamente nas emoções do povo. Ou seja, no volitivo das pessoas (vale muito a pena você ler esse conceito de volitivo e ver porque as religiões populares alcançam tanta aceitação. O texto em Português de Portugal foi mantido no original).

Também preocupa a "teologia" feita por pessoas da intelligentsia evangélica. Esses são refinados, com uma sutileza e um discurso alinhado com a nossa época. Esses são mais perigosos do que os líderes da religião popular. Me

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com