TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONSELHAMENTO PASTORAL E SABEDORIA COMO UMA MANEIRA DE FAZER TEOLOGIA

Artigo: ACONSELHAMENTO PASTORAL E SABEDORIA COMO UMA MANEIRA DE FAZER TEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  1.980 Visualizações

Página 1 de 5

Viviane Aparecida de Oliveira

ACONSELHAMENTO PASTORAL E SABEDORIA COMO UMA MANEIRA DE FAZER TEOLOGIA

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Belo Horizonte

2009

Viviane Aparecida de Oliveira

ACONSELHAMENTO PASTORAL E SABEDORIA COMO UMA MANEIRA DE FAZER TEOLOGIA

Trabalho apresentado como exigência da disciplina Teorias em Aconselhamento ministrada pela professora Daniela Borja Bessa no quinto período no turno da noite do curso Bacharel em Teologia.

Belo Horizonte

2009

O CAMINHO DA SABEDORIA NO ACONSELHAMENTO PASTORAL

SCHIPANI, Daniel S. O Caminho da sabedoria no aconselhamento pastoral. Tradução de Paul Tornquist. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

O autor Daniel S. Schipani pastor menonita argentino, doutor em psicologia e filosofia, professor de cuidado e aconselhamento pastoral no Seminário da Associação Bíblica Menonita, nos Estados Unidos, e professor visitante em inúmeras universidades e seminários na América Latina, Caribe, Estados unidos e Europa; escreveu entre diversos livros, o livro “O Caminho da Sabedoria no Aconselhamento Pastoral” visando despertar, alimentar e desenvolver a inteligência moral e espiritual de aconselhadores e pastores.

Em seu livro, O caminho da sabedoria no aconselhamento pastoral, Daniel Schipani, retrata o intrincado e complexo trabalho do cuidado e aconselhamento pastoral, como forma especial do ministério e a partir da perspectiva teológica, estimulando um novo enfoque ao resgate e uso da sabedoria como maneira de fazer teologia; sob um novo olhar definindo as práticas do ministério, tendo Cristo como a essência desta sabedoria, incita a um despertar, alimentar e desenvolver a inteligência moral e espiritual daqueles que buscam exercer tal ministério.

O conteúdo desse livro está disposto em seis partes.

Na primeira parte, Daniel S. Schipani define a razão de seu livro, sua busca em expressar uma resposta criativa e construtiva aos problemas enfrentados no campo do aconselhamento pastoral, propondo uma mudança significativa deste, desenvolvendo sua tese e finalidade de tal modo que ínsita o leitor a prosseguir em sua leitura.

Na segunda parte “Refletindo sobre a prática do aconselhamento pastoral”, ilustrações especificas da prática do aconselhamento pastoral é fornecida com o propósito de embasar os objetivos deste aconselhamento a serviço do discernimento, do estímulo ao crescimento, da orientação, do apoio, da reconciliação, da cura, libertação e a maneira como será trabalhado, o que o torna realmente pastoral.

O aconselhamento pastoral tem sua origem na compreensão da teologia prática como uma teoria de ação a serviço da integralidade humana à luz de Deus.

Na terceira parte Schipani expõe a sabedoria como centro dos fundamentos teológicos e da tradição bíblica culminando em Jesus Cristo e a promessa de vida nova no Espírito. Aborda perguntas de cunho existencial assim como dá ênfase às formas de aconselhamento pastoral, Priorizando a natureza teológica e pastoral do aconselhamento à luz do reino e da sabedoria de Deus.

Apresenta o aconselhamento pastoral com o objetivo global de auxiliar e ajudar pessoas a descobrirem como levar suas vidas morais, sadias e com mais esperança. O Reino de Deus se destaca como chave para a compreensão do ministério e vida de Jesus, que apresenta-se então como conexão entre o reino e a sabedoria à luz de Deus. A sabedoria de Deus é reconhecida como o fundamento e objetivo mais importante para o esforço humano de promover a integralidade e plenitude da vida.

O aconselhador pastoral tem então como principal papel servir de guia no processo de discernir a coisa certa a fazer, pois a orientação e a sabedoria caminham de mãos dadas.

Na quarta parte Schipani fornece uma resposta detalhada à questão da reafirmação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com