TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia bíblica de presentes e ministérios

Resenha: Teologia bíblica de presentes e ministérios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Teológico Quadrangular

Discente: Cátia Maria Macêdo Rios

Docente: Ezequiel Anjos

RESUMO: Capitulo 1 – A Teologia Bíblica dos Dons e Ministérios

Ministro é o titulo que é dado a alguém encarregado de uma função ou oficio, que envolve mais responsabilidade do que privilégio.

No Antigo Testamento o vocábulo mais utilizado para ministro é meshareth, freqüentemente utilizado quando se referia à ministração dos levitas, sacerdotes e profetas.

Os levitas foram o povo escolhido por Deus para exercer o sacerdócio, os levitas que faziam parte do ministério eram consagrados ao Senhor e o Espírito Santo era quem capacitava nas tarefas práticas, ou seja, mesmo trabalhando numa obra material o Próprio Deus, através da Pessoa do Espírito Santo inspirava na execução dos detalhes da obra.

Os sacerdotes eram ministros divinamente designados, cuja principal função era representar o homem diante de Deus. Sua função era exclusivamente de servir a Deus sem nenhum fim lucrativo. O ministério dos sacerdotes só cessava com sua morte e somente seus filhos e descendentes poderiam exercer o sacerdócio.

Os profetas eram ministros pregadores, cujo principal objetivo era transmitir a revelação das verdades eternas das Escrituras. Eram as pessoas divinamente vocacionadas por Deus para falar por Ele e em lugar Dele.

Tanto no Novo quanto no Velho Testamento o profeta representava um dom ministerial de reconhecida autoridade para á Igreja.

Jesus é o exemplo singular do ministério profético, pois Nele os dons eram manifestados de maneira ilimitada.

Existem alguns termos utilizados no Novo Testamento quando se refere o termo ministro, são eles:

Leitourgos – em português origina-se a palavra liturgia, referindo-se a um empregado público, que prestava serviço ao estado. Com a evolução dos séculos esse termo, passou a designar, no cristianismo, a linguagem, gestos e cânticos usados nos cultos públicos e nas reuniões de adoração e exposição da Palavra de Deus.

Huperetes – significa o trabalhador ou remador de um navio ou ajudante de remador. O termo Huperetes pode também ser utilizado a um assistente da sinagoga, que ajudava o sacerdote nos cultos. Esse termo em Atos 26:16 aparece como ministro.

Diáconos – no Novo Testamento o serviço era voluntario, trabalhando em vários setores administrativos da Igreja, sob as ordens do pastor, foi uma instituição estabelecida para servir as mesas, além disto, os diáconos eram utilizados para vários tipos de serviços espirituais, como por exemplo, o ministério de reconciliação.

Ao lermos e estudarmos esse capitulo, percebemos que o Senhor Deus levanta homens para o serviço da obra ,mostrando que somos o Corpo de Cristo, que como tal devemos trabalhar em conjunto ,que dependemos um dos outros e que apesar de termos funções diferenciadas fazemos parte desse Corpo e todos trabalhamos para que mais almas possam ser agregadas Nele.

Os títulos e funções que exercemos na Igreja por si só não nos dão nobreza ou nos fazem pessoas especiais. O que faz a diferença é como recebemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com