TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia hermenêutica, crítica e interrogativa

Seminário: Teologia hermenêutica, crítica e interrogativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Seminário  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

“Trata-se de uma teologia hermenêutica, crítica e interrogativa, que reformula a identidade cristã no horizonte dos novos climas culturais, desmistifica a autoridade eclesiástica, liberta a Igreja católica de violências e infidelidades antigas e modernas da Administração romana e é sensível aos problemas e inquietações dos homens e mulheres de nosso tempo”.

Eis o artigo.

“Não podia tomar outro caminho, não apenas pela liberdade, que sempre me foi cara, mas pela verdade, que está acima da liberdade. Se o tivesse feito – colocar-me a serviço do sistema romano, assim o vejo hoje –, teria vendido a minha alma ao diabo pelo poder da Igreja”. Assim se expressa o teólogo suíço Hans Küng no segundo volume de suas Memórias intitulado Verdad controvertida.

É, sem dúvida, o melhor resumo de seu longo itinerário intelectual nesse duelo de titãs que manteve durante mais de meio século com o poder absoluto da Igreja católica, ou melhor, do Vaticano, e com o perigo de o atual Pontificado converter a Igreja católica em uma seita.

O teólogo suíço é, sem dúvida, um dos intelectuais mais respeitados. Em setembro de 2005, foi incluído na lista dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Spectator. É, por sua vez, um dos teólogos cristãos mais reconhecidos internacionalmente.

Dificilmente se encontrará no panorama da teologia cristã do século XX uma obra tão extensa, sistemática, rigorosa e criativa como a sua, que soma mais de 50 títulos, com numerosas edições e traduções para as principais línguas.

Trata-se de uma teologia hermenêutica, crítica e interrogativa, que reformula a identidade cristã no horizonte dos novos climas culturais, desmistifica a autoridade eclesiástica, liberta a Igreja católica de violências e infidelidades antigas e modernas da Administração romana e é sensível aos problemas e inquietações dos homens e mulheres de nosso tempo.

Nada a ver com a cruel definição que dera do teólogo William Temple, arcebispo de Canterbury: “É uma pessoa muito sensata e sisuda que passa toda uma vida tentando dar respostas exatíssimas e precisas a perguntas que ninguém se faz”.

Küng se converteu na consciência crítica talvez mais lúcida da Igreja católica, e mais concretamente do fundamentalismo instalado na cúpula do Vaticano. Este fundamentalismo se torna realidade no dogma da infalibilidade, questionado pela raiz no polêmico livro Infalível? Uma pergunta, em que, à luz da filosofia da linguagem, defende a necessidade de que os dogmas se atenham às leis que regem todo tipo de proposições, já que participam do caráter problemático de qualquer proposição humana.

O livro é comparável ao Eu acuso (1898), de Émile Zola. Os dois estão guiados por uma razão moral: um, contra o hipócrita poder do Estado, por conta do caso Dreyfus; outro, contra o incontrolável poder da Igreja na figura do Papa, que age como monarca absoluto.

Após a publicação do livro, Roma iniciou um longo processo contra Hans Küng que terminou em 1979 com a cassação da licença eclesiástica para ensinar teologia. Apesar da dolorosa derrota, Küng saiu vencedor, já que, aos 50 anos, começava uma nova etapa, mais fecunda ainda que a anterior, em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com