TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Conhecimento

Ensaios: Tipos De Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

O conhecimento mítico: Trata-se de um conhecimento que tenta explicar os fenômenos da natureza através de representações sobrenaturais que não são logicamente raciocinadas nem resultantes de experimentações científicas. Usa linguagem simbólica e imaginária ,baseando-se na crença em seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais, como sendo responsáveis pela razão de ser do existente. Ex: a mitologia grega, escandinava, indígena, etc .O mito não se resume ao passado: o homem moderno criou mitos, alguns deles para atender a ideologia dominante ou que ficaram no imaginário popular como um defensor do povo (ex: Vargas) e c da república brasileira (ex: Tiradentes, criado para reforçar no imaginário popular os duvidosos valores da república através de um mártir criado para esse fim).

O Senso Comum: baseia-se na vivência espontânea da vida e é usado desde o surgimento do homem. É o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver bem. Não é sistematizado, não usa de procedimentos metodológicos nem é um conhecimento aprofundado, resultando em um saber que muitos chamam de saber empírico ,vulgar e acrítico .No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que édito; é um saber informal que engloba até opiniões, estereótipos e preconceitos. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito.

ex: o conhecimento de um pescador, um agricultor ,uma cozinheira, um jogador de futebol, um pedreiro, um índio sobre o segredo das plantas e animais da selva, o racismo, a homofobia, o geocentrismo, etc.

É importante salientar que no senso comum reside algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia, machismo, bullying,

etc.

Conhecimento teológico ou religioso: Fundamenta-se na fé e também no uso da razão. Usa a dedução, partindo de uma realidade universal para dar sentido a realidades particulares. Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade, que seria a razão de ser de todas as coisas. A divindade revela-se aos humanos e concede-lhe suas verdade es. Dessa maneira, a razão não precisa compreender esses dogmas, mas aceitá-los. É esse processo que o conhecimento teológico investiga e tenta explicar. Esse conhecimento também vem a preencher uma lacuna no ser humano que a ciência não conseguiu resolver: as angústias, os medos (da morte,eternidade, etc), os traumas, as incertezas, o vazioexistencial que leva muitos a suicidar-se, aesperança em uma cura impossível, etc.d)

Conhecimento filosófico: É racional e tem como objetivo a busca da verdade. Ele é sistemático e procura a raiz das coisas, usando o rigor lógico. O conhecimento filosófico busca os "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular .Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida? Esse conhecimento torna-se perigoso para apolítica, ciência e economia, por exemplo, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com