TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Escolar: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

I – IDENTIFICAÇÃO

Título Original: “Ágora” ou Alexandria

Ano: 2009

Gênero: Histórico e Drama

Diretor: Alejandro Amenábar

II – SINOPSE

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca.

Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.

III – CRÍTICA DA OBRA

Faça uma análise crítica do filme e prepare um texto de no máximo 10 linhas com suas conclusões

Texto discursivo, deve ser escrito em fonte Arial, 10, cor automática (preto).

*Elencar os principais pontos positivos e negativos do filme com relação à elaboração do roteiro e do enredo.

ENREDO = história do filme

ROTEIRO = maneira pela qual é contada a história do filme

1. Contextualize o século IV d.C, destacando as crises do Império, o sincretismo religioso e as teorias filosóficas. Use o filme para dar exemplos.

2. Selecione e explique 3 teorias de Hipatia sobre o Universo, apresentando teorias concorrentes (anteriores ou posteriores a ela).

3. O filme apresenta um conflito religioso muito forte entre cristãos, judeus e greco-romanos durante a Antiguidade. Sabemos que os conflitos religiosos se repetiram muitas vezes no decorrer da História e inclusive na atualidade. Então, discorra sobre o tema relacionando com os conflitos Ocidente/Oriente e Israel/Palestina que estão acontecendo no mundo atual.

4. Numa cena, o personagem Davus é perguntado sobre as teorias do Universo e responde: “Só Deus sabe”. Essa resposta surpreende, já que essa personagem sempre fora representada como uma pessoa curiosa e inquieta e agora se apresentava como um sujeito acomodado. Qual o papel da Filosofia nas duas fases da personagem?

5. Relacione a teoria de Hipátia e Kepler sobre a forma elíptica da órbita, apresentando a diferença de mentalidade da sociedade nas duas épocas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com