TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AVA

Exames: Trabalho AVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

"Dom Pedro" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Dom Pedro (desambiguação).

Dom Pedro

I do Brasil e IV de Portugal

Imperador do Brasil

Imperador do Brasil

Rei de Portugal

Pedro I, c. 1830, de Simplício Rodrigues de Sá.

Governo

Reinado Como imperador do Brasil:

7 de setembro de 1822

até 7 de abril de 1831

Como rei de Portugal:

10 de março de 1826

até 28 de maio de 1826

Coroação Como imperador do Brasil:

12 de outubro de 1822,

Capela Imperial, Rio de Janeiro

Como rei de Portugal:

22 de junho de 1828

Largo 22 de Junho, Angra do Heroísmo (Ilha Terceira)

Consorte Maria Leopoldina de Áustria

Amélia de Leuchtenberg

Antecessor João VI

Herdeiro Pedro II (Brasil)

Maria II (Portugal)

Sucessor Como imperador do Brasil:

Pedro II

Como rei de Portugal:

Maria II

Casa Real Bragança

Dinastia Bragança

Títulos O Libertador

O Rei-Soldado

O Rei-Imperador

Vida

Nome completo Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon

Nascimento 12 de outubro de 1798

Queluz, Portugal

Morte 24 de setembro de 1834 (35 anos)

Queluz, Portugal

Sepultamento Capela Imperial, São Paulo (corpo)

Igreja da Lapa, Porto, Portugal (coração)

Filhos D. Maria II

D. Miguel, Príncipe da Beira

D. João Carlos, Príncipe da Beira

D. Januária Maria, Condessa de Aquila

D. Paula

D. Francisca, Princesa de Joinville

D. Pedro II

D. Maria Amélia

D. Isabel Maria, Duquesa de Goiás

D. Pedro de Alcântara

D. Maria Isabel, Duquesa do Ceará

D. Maria Isabel II, Condessa de Iguaçu

Rodrigo Delfim Pereira

D. Pedro de Alcântara

Pai João VI

Mãe Carlota Joaquina

Assinatura Assinatura de Dom Pedro I do Brasil e IV de Portugal

Dom Pedro I (do Brasil) ou Dom Pedro IV (de Portugal) BTO • GCNSC (Queluz, 12 de outubro de 1798 — Queluz, 24 de setembro de 1834), alcunhado o Libertador,1 foi o fundador e primeiro soberano do Império do Brasil, antes disso já havia sido proclamado ainda em São Paulo, primeiro rei do reino independente2 , que em seguida se tornaria império no Rio de Janeiro3 4 5 Como rei D. Pedro IV, reinou em Portugal, onde também ficou conhecido como o Libertador, o Liberal e o Rei Soldado.6 Nascido em Lisboa, D. Pedro foi a quarta criança do rei Dom João VI de Portugal e da rainha Carlota Joaquina, e assim membro da Casa de Bragança. Quando seu país foi invadido por tropas francesas em 1807, foi com sua família para o Brasil.

A deflagração da Revolução Liberal de 1820 no Porto, com a rápida adesão de Lisboa e do resto do país, obrigou o pai de D. Pedro a retornar a Portugal em abril de 1821, deixando-o para governar o Brasil como regente. Teve de lidar com as ameaças de revolucionários e com a insubordinação de tropas portuguesas, as quais foram, no entanto, todas subjugadas. A tentativa do governo português de retirar a autonomia política que o Brasil gozava desde 1808 e tornar o país que havia sido elevado à condição de reino unido a Portugal novamente em uma colônia ultramarina foi recebida com descontentamento geral. Pedro I escolheu o lado brasileiro e declarou a Independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, já havia derrotado todos os exércitos leais a Portugal. Poucos meses depois, Pedro I esmagou a Confederação do Equador, principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora de seu governo.

Uma rebelião separatista na província sulista da Cisplatina no início de 1826, e a tentativa subsequente de sua anexação pela Províncias Unidas do Rio da Prata (futura Argentina) levaram o império à Guerra da Cisplatina. Em março de 1826, Pedro I se tornou brevemente rei de Portugal com o título de Pedro IV antes de abdicar em favor de sua filha mais velha, Maria II. A situação piorou em 1828 quando a guerra do sul resultou na perda da Cisplatina. Nesse mesmo ano, em Lisboa, o trono de Maria II foi usurpado pelo príncipe Dom Miguel I, irmão mais novo de Pedro I. O relacionamento sexual escandaloso e concorrente com uma cortesã maculou a reputação do imperador. Outras dificuldades surgiram no parlamento brasileiro, onde o conflito sobre se o governo e suas políticas seriam escolhidos pelo monarca ou pela legislatura dominaram os debates políticos de 1826 a 1831. Incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, em 7 de abril de 1831, Pedro I abdicou em favor de seu filho Dom Pedro II e partiu para a Europa.

Dom Pedro invadiu Portugal à frente de um exército em julho de 1834. Frente ao que parecia inicialmente uma guerra civil nacional, logo se envolveu num conflito em escala muito maior que abrangeu toda a península

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com