TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Apresenta Como Pré-requisito

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

FATECBA

REGIANE GOMES DOS SANTOS DA SILVA   E

        VITORIA DE JESUS DA SILVA

TRABALHO DISCIPLINA

CRISTOLOGIA

Trabalho Interdisciplinar Apresenta como pré-requisito

parcial para aprovação Do Modulo I,

Disciplina Cristologia do

 Curso de Teologia da

Faculdade Teológica e Cultura da Bahia,

sob a orientação Prof.ª PR.EdivaloFilho

CAMACARI   08/2021

ENCARNAÇÃO:

Encarnação é a palavra que a teologia criou para expressar o itinerário de um Deus Absoluto que se torna homem, com todas as suas limitações, mas sem deixar de ser Deus, com toda a sua perfeição.
A encarnação de Deus é um mistério e um paradoxo. A encarnação é um desafio à razão que nos convida à fé e um desafio à fé que nos convida a pôr em cena toda a nossa capacidade de imaginar e pensar. A fé nos abre a porta do mistério. A razão nos põe na ante-sala do paradoxo. Para aceitá-la, precisamos crer no incrível amor de Deus e aceitar o Novo Testamento como a fonte de nossa reflexão sobre a ação de Deus na história. Só por amor a nós Jesus Cristo abriu mão de sua divindade para experimentar a nossa humanidade.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
(João 1.1-5, 10-14)

Todos nós que lemos a Bíblia sabemos que o Senhor Jesus é o Filho do homem e Cristo encarnado. Mas quanto ao que é a encarnação de Deus, por dois mil anos, nem uma única pessoa foi capaz de explicar esta questão claramente. Hoje, Deus voltou e nos revelou este mistério. Deus diz: “O significado de encarnação é que Deus aparece na carne, e Ele vem para trabalhar entre os homens de Sua criação na imagem de uma carne. Assim, para Deus Se encarnar, Ele precisa primeiro ser carne, carne com humanidade normal, esse é o pré-requisito mais básico. De fato, a implicação da encarnação de Deus é que Deus vive e opera na carne, Deus, em Sua essência, Se torna carne, Se torna um homem”. “O Deus encarnado é chamado de Cristo e Cristo é a carne vestida pelo Espírito de Deus. Essa carne é diferente de qualquer homem que é da carne. Essa diferença existe porque Cristo não é de carne e sangue, mas é a encarnação do Espírito. Ele tem tanto uma humanidade normal como uma divindade completa. Sua divindade não é possuída por nenhum homem. Sua humanidade normal sustenta todas as Suas atividades normais na carne, enquanto Sua divindade realiza a obra do Próprio Deus”.
Pelas palavras de Deus, podemos entender que a encarnação de Deus é o Espírito de Deus revestido de carne como um ser humano, e que Ele parece comum e normal por fora como o homem, mas tem a essência divina escondida em Sua humanidade. Assim como o Senhor Jesus, Ele parecia uma pessoa do lado de fora e comia, bebia, dormia e andava como um homem normal, mas Ele tinha essência divina. Com Sua essência divina, o Senhor poderia expressar a verdade e realizar a obra de redenção de toda a humanidade; ninguém é capaz disso.
Cristo Jesus (...), subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
(Filipenses 2.5-8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com