TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Tribo De Levi

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre A Tribo De Levi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Aprenderemos neste trabalho aqui proposto o que são os levitas, qual era sua importância nas atividades do tabernáculo, conheceremos a sua descendência, na qual é citado em Genesis 29; 34 “E concebeu outra vez, e teve um filho, dizendo: Agora esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe têm dado; por isso chamou o seu nome Levi”.

Quais eram os seus ofícios, direitos, deveres, funções na casa do senhor, e como foram chamados, escolhidos e separados por Deus para cargos importantes no meio que viviam naquela época, onde devido às peregrinações no deserto, peregrinações estas até então muita penosa que exigiam trabalhadores para manutenção e arrumação do tabernáculo.

Na qual citado em Números 1; 50 “Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus vasos, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus vasos, eles o administrarão, e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo.”.

Onde toda a responsabilidade do templo estava sobre a incumbência da tribo de Levi.

Na tradição judaica, um levita (em hebraico לֵוִי, hebraico moderno: Levi, e hebraico tiberiano: Lēwî que significa unido) é um membro da tribo de Levi.

Através disto podemos citar como surgiram os levitas, como já tido em hebraico moderno Levi, e em hebraico tiberiano que significa unido, no Antigo Testamento o povo de Israel eram formados por tribos e devido essas tribos os levitas eram descendentes da tribo de Levi que pela historia foi o terceiro filho do patriarca Jacó com Léia, onde Jacó teve doze filhos que representam às dozes tribos de Israel.

Sendo assim a tribo de Levi foi separada e escolhida por Deus para exercer o culto em Israel, onde começavam a servir no templo com de idade de vinte e cinco anos, Números (1; 24), tornando-se responsável em cuidar e zelar pelo tabernáculo, zelar pelos seus utensílios, montar e desmontar a tenda em outro lugar toda vez que precisavam mudar de região, ajudavam nos sacríficos, carregavam a arca da aliança, eram responsáveis em louvar, conduzir os cânticos e organizar os instrumentos musicais daquela época.

A tribo de Levi assume grande importância na história de Israel desde seu princípio, através de Moisés e Arão membros e descendentes desta tribo, filho de Anrão e descendentes de Coate. Lideraram todo o povo de Israel rumo à terra prometida, Moisés se tornou líder dessa peregrinação no deserto onde teria recebido de Deus os dez mandamentos e as instruções acerca da lei e das normas de conduta para aquele povo.

Moisés nomeou seu irmão Arão como sumo-sacerdote, e designou a ele e os seus descendentes para ficar responsável pelos sacrifícios a serem realizados no tabernáculo, suas funções sacerdotais eram intransferíveis somente eles poderiam fazer os sacrifícios e cuidar do tabernáculo.

Os Levitas

“Nesse tempo o senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do senhor, para servi-lo, e para abençoar em seu nome...” (Dt 10.8).

Além de Moisés e seu irmão o sacerdote Arão, também podemos citar alguns descendentes notáveis da dinastia levita, de acordo com a bíblia, incluem Miriam irmã de Moisés, o profeta Samuel, o profeta Ezequiel, o governador Esdras, o profeta Malaquias, São João Batista, São Marcos, São Mateus, Maria Mãe de Jesus Cristo e São Barnabé.

Os descendentes de Arão, que foi o primeiro Kohen gadol (sumo sacerdote), de Israel foram designados como a classe sacerdotal, os Kohanim. Como tal, os Kohanim compreendem uma dinastia familiar, embora as pessoas que afirmam ser Kohanim têm muitos (haplogrupos) dentro da tribo de Levi, e assim todos os Kohanim são tradicionalmente considerados levitas, mas nem todos os levitas são Kohanim.

Em Números capitulo três podemos citar os filhos de Arão e os levitas quando são escolhidos para o serviço do tabernáculo e suas gerações.

Números 3

1- Esta é a história da descendência de Arão e de Moisés quando o Senhor falou com Moisés no monte Sinai.

2- Os nomes dos filhos de Arão são Nadabe, o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar.

3- São esses os nomes dos filhos de Arão, que foram ungidos para o sacerdócio e que foram ordenados sacerdotes.

4- Nadabe e Abiú, entretanto, caíram mortos perante o Senhor quando lhe trouxeram uma oferta com fogo profano, no deserto do Sinai. Como não tinham filhos, somente Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Arão, seu pai.

5- O Senhor disse a Moisés:

6- "Mande chamar a tribo de Levi e apresente-a ao sacerdote Arão para auxiliá-lo”.

7- Eles cuidarão das obrigações próprias da Tenda do Encontro, fazendo o serviço do tabernáculo para Arão e para toda a comunidade.

8- Tomarão conta de todos os utensílios da Tenda do Encontro, cumprindo as obrigações dos israelitas no serviço do tabernáculo.

9- Dedique os levitas a Arão e a seus filhos; eles serão escolhidos entre os israelitas para serem inteiramente dedicados a Arão.

10- “Encarregue Arão e os seus filhos de cuidar do sacerdócio; qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do santuário terá que ser executada".

11- Disse também o Senhor a Moisés:

12- “Eu mesmo escolho os levitas entre os israelitas em lugar do primeiro filho de cada mulher israelita”. Os levitas são meus,

13- Pois todos os primogênitos são meus. Quando feri todos os primogênitos no Egito, separei para mim mesmo todo primogênito de Israel, tanto entre os homens como entre os rebanhos. Serão meus. “Eu sou o Senhor”.

14- E o Senhor disse ainda a Moisés no deserto do Sinai:

15- "Conte os levitas pelas suas famílias e seus clãs. Serão contados todos os do sexo masculino de um mês de idade para cima".

16- Então Moisés os contou, conforme a ordem que recebera do Senhor.

17- São estes os nomes

dos filhos de Levi:

Gérson,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com